Economia
Seat + 56%
O aumento de vendas em 2014 permitiu à SEAT reforçar a tendência no crescimento de resultados sustentados e chegar ao final do ano com uma faturação global de 7.497 mil milhões de euros – um crescimento de 15,8% face a 2013 e o maior valor de sempre na história da empresa. O resultado depois de impostos para o ano fiscal foi de -66 milhões de euros, uma melhoria de 56% sobre os resultados de 2013 (-149 milhões).
“2014 foi um marco importante no nosso percurso em direção ao lucro sustentável. Não só aumentámos as vendas em comparação com o ano passado, alcançando os melhores resultados desde 2007, como também desviámos o centro de gravidade na direção do Leon, um modelo que garante melhor rentabilidade”, sublinhou Jürgen Stackmann, Presidente do Conselho Executivo da SEAT, no decurso da apresentação dos resultados de 2014.
O aumento da faturação deve-se fundamentalmente à inversão positiva na tendência de vendas. A melhoria em mercados fortes como a Alemanha, Espanha, Reino Unido e Europa Central, apoiada numa gama de produtos com maior margem de lucro, reforçou a tendência positiva dos resultados da empresa. Com destaque para o Leon, o maior sucesso: em 2014, a SEAT entregou 154,000 unidades, mais 49,9% do que no ano anterior, o que faz dele o maior best-seller da marca, ultrapassando o Ibiza pela primeira vez na história. O crescimento das vendas do Leon resultou num aumento médio do lucro por veículo em 2014, especialmente graças ao sucesso instantâneo da carrinha (Leon ST), com mais de 47,000 unidades vendidas. Nos últimos cinco anos o lucro da empresa subiu 61%.
Related Images:
PUBLICIDADE