Coimbra

Se gosta de sopas, este festival em Coimbra “oferece” 19 opções. Será que as consegue provar todas?

António Alves | 8 meses atrás em 26-04-2024

O Terreiro da Erva, em Coimbra, volta a acolher este fim de semana mais uma edição do Festival dE Sopas. Na praça histórica da cidade, estão 19 espaços de degustação deste prato que muitos consideram ser “a tranca da barriga”.

Atrás das panelas, estão dirigentes e convidados de instituições do concelho que, nestes três dias, se tornam cozinheiros de receitas que lhes foram passadas pelos seus antepassados ou, até mesmo, propostas que pretendem mostrar as potencialidades deste tipo de alimentação.

O objetivo é dar a conhecer as instituições e o seu trabalho, bem como ser uma fonte de financiamento para o desenvolvimento das suas valências. A proposta, que vai já na 3.ª edição, partiu da União das Freguesias de Coimbra que conta ainda com a Câmara Municipal de Coimbra como parceira.

PUBLICIDADE

Carregue na galeria e conheça as bancas presentes no Terreiro da Erva

Para aceder a estas propostas, os interessados têm de comprar um kit pelo valor de 10 euros e que contempla, para além de um livro com 19 senhas, uma taça em barro, uma colher de plástico e guardanapo.

As propostas são variadas e para os mais diferentes gostos. A saber: Sopa de Feijão (Associação Artística e Cultural Salatina), Sopa de Tomate com Ovo (Cáritas – Centro Comunitário de Inserção), Sopa de Cebola (Fraternidade Nuno Álvares), Aveludade de Alho Francês com Crocante de Bacon (Centro Universitário Manuel da Nóbrega), Sopa de Abóbora (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra), Sopa de Perdiz com Grão (Confraria da Pedrulha), Caldo Verde (Grupo Etnográfico da Região de Coimbra), Sopa de Peixe (Associação Nacional de Apoio ao Idoso), Sopa de Grão de Bico (Centro Social e Paroquial da Pedrulha), Canja de Galinha com Arroz (Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel), Creme de Cenoura (Secção de Gastronomia da Associação Académica de Coimbra), Sopa Juliana (Associação dos Músicos e Técnicos), Sopa de Feijoca (Grupo Concertinas de Casconha), Sopa da Pedra (Centro Social e Cultural 25 de Abril), Canja de Bacalhau (Santa Casa da Misericórdia de Coimbra), Sopa à Lavrador (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental); Sopa de Urtigas (Clube Desportivo Pedrulhense), Sopa de Couve (Agrupamento 355 Montes Claros) e Sopa de Legumes (Agrupamento 358 Sé Nova).

Em paralelo, estão previstos momentos de animação com grupos de algumas destas instituições, bem como existe também um espaço onde pode saborear um gin ou outro tipo de bebidas.

O festival decorre este sábado e domingo entre as 12:00 e as 22:00.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com as 19 propostas

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE