Saúde
Se consome (com regularidade) aspirina é importante que tenha isto em mente
A toma diária de aspirina pode provocar anemia aos idosos. A doença resulta da diminuição abrupta do número de glóbulos vermelhos no sangue ou do conteúdo de hemoglobina para valores inferiores aos considerados normais.
Quem o diz é um estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine. Durante cinco anos, os investigadores acompanharam 18 mil adultos com mais de 65 anos nos Estados Unidos e na Austrália.
“Foram dadas 100 miligramas de aspirina a alguns voluntários. Outros receberam placebo. Meia década depois, os adultos que tomavam aspirina apresentaram um risco 20% superior de anemia. Os que usaram aspirina também tinham níveis ligeiramente mais baixos de hemoglobulina e ferritina”, lê-se num artigo do Notícias ao Minuto.
Os autores da investigação acreditam que ocorreu porque a ação da aspirina no corpo pode provocar pequenas perdas de sangue no aparelho digestivo. Defendem que os benefícios e os riscos devem ser avaliados pelos médicos de cada pessoa. Afirmam também que os doentes que usam aspirina devem ser acompanhados e e fazer exames de sangue com regularidade.
Já em 2019 as associações médicas norte americanas determinaram que os riscos do consumo diário de aspirina eram superiores aos benefícios e decidiram revogar a recomendação para pessoas saudáveis.
Related Images:
PUBLICIDADE