Região
Saúde mental (à porta) em Oliveira do Hospital
Foi inaugurada esta segunda-feira, 13 de janeiro, na Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), em Oliveira do Hospital, a nova sede da Equipa Comunitária de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra.
Alexandre Lourenço informou que esta equipa comunitária é constituída por psiquiatra, enfermeiro, assistente social e psicólogo.
PUBLICIDADE
O objetivo, segundo o presidente da ULS de Coimbra é promover “o tratamento desta área em proximidade, não exigindo o internamento”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, o dia de hoje é de “grande conquista na prestação dos cuidados de saúde para o concelho e para a região, que resulta de uma parceria que produziu resultados”.
Seguiu-se a assinatura do protocolo entre a FAAD e a ULS de Coimbra para a criação do Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital da FAAD. Este novo serviço visa melhorar a resposta clínica no concelho de Oliveira do Hospital, integrando os esforços de ambas as instituições.
Assim, o concelho de Oliveira do Hospital conta, a partir desta segunda-feira, 13 de janeiro, com um Centro de Atendimento Clínico, para onde a Linha SNS 24 pode reencaminhar doentes menos urgentes.
O CAC funciona entre as 18:00 e as 08:00 em dias da semana e ao longo de 24 horas aos fins de semana e feriados.
“É uma resposta dentro do Hospital da Fundação, em que o acesso a este serviço é feito através do SNS 24, via centro de saúde ou via urgência hospitalar. O concelho de Oliveira Hospital é realmente muito grande, com distâncias de tempo muito elevadas e esta resposta é claramente qualificadora”, revela Alexandre Lourenço.
Com esta resposta de proximidade, evita-se que uma parte dos doentes acorra ao Serviço de Urgência em Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE