Politécnico
Sara Proença ganha prémio António Simões Lopes
Sara Proença, docente da Escola Superior Agrária e Coordenadora do Poliempreende no Politécnico de Coimbra, foi distinguida com o prémio António Simões Lopes, galardão atribuído à melhor tese de Doutoramento na área das Ciências Económicas e Empresariais, aprovada em provas públicas e realizada numa Universidade Portuguesa em 2013.
A docente conquistou este prémio com a sua tese intitulada “Impact Assessment of Energy and Climate Policies: a Hibrid Bottom-Up General Equilibrium Model for Portugal”, defendida no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).
A decisão do júri foi unânime, tendo o mesmo considerado que o trabalho se destaca pela “relevância, organização, inovação, metodologia, clareza aplicabilidade e contributos para a área”, acrescentando que “o mérito desta tese é partir de uma análise conceptual específica da situação portuguesa para uma avaliação quantitativa dos impactos económicos, ambientais e tecnológico do cumprimento das metas nacionais definidas para 2020, no quadro do pacote clima e energia da União Europeia”.
A tese já deu origem à publicação de um artigo na conceituada revista internacional “Energy Economics” e nela defende-se que as energias renováveis são a solução para assegurar a sustentabilidade energética e ambiental da economia portuguesa.
O júri, constituído por António Costa, diretor do Diário Económico, José Alves, CEO da PwC, José Pires Manso, da Universidade da Beira Interior, Leonida Correia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Rui Leão Martinho, bastonário da Ordem dos Economistas, sublinhou a alta qualidade das 13 teses candidatas ao galardão.
O prémio, no valor de 7500 euros, é uma iniciativa conjunta da Ordem dos Economistas e do Diário Económico, em parceria com a PwC Portugal.
Related Images:
PUBLICIDADE