No próximo domingo, às 11h, a Oficina Municipal do Teatro (OMT) recebe a Alma d’Arame e a Baal17 – duas companhias alentejanas, de Montemor-o-Novo e Serpa respetivamente –, que trazem a Coimbra a sua mais recente coprodução. “Sangue, Suor e Picos” é um western para crianças, contado através da linguagem do Teatro de Papel, e que terá banda sonora interpretada ao vivo por João Bastos. Inspirado nos filmes de Sergio Leone (autor de clássicos como “O Bom, o Mau e o Vilão” ou “Era Uma Vez no Oeste”) e na música de Ennio Morricone, o espetáculo leva-nos a conhecer a história do amor desventurado entre o cato Sombra-Deliciosa e o pedaço de algodão Duchese.
A manipulação e interpretação é feita pelos atores-marionetistas Bárbara Soares e Rui Jorge Oliveira, que recuperam a antiga tradição japonesa de contar histórias através de imagem – Teatro de Papel (ou ”kamishibai”) –, cujas origens remontam aos templos budistas japoneses do séc. VIII. Aqui a utilização da fala é feita de forma muito concisa, dando mais destaque à ação, e complementada por onomatopeias e efeitos sonoros. É considerado por muitos uma das principais fontes a partir das quais se desenvolve o manga japonês do séc. XX, sendo que vários autores de manga foram contadores de histórias de Teatro de Papel antes deste último perder fama para o primeiro. A Alma d’Arame e a Baal17 dão nova vida a este género narrativo para nos dar a conhecer esta história apaixonante. No final do espetáculo, o elenco irá fazer uma visita acompanhada para todas as crianças presentes ficarem a conhecer o cenário e todos os seus segredos.
Com texto e desenhos de Miguel Rocha e encenação de Amândio Anastácio, “Sangue, Suor e Picos” faz uma sessão única na OMT, dia 16 de fevereiro às 11h. Bilhetes já disponíveis na bilheteira do teatro, postos Ticketline ou através de tinyurl.com/SSPOMT
Este é um acolhimento que acontece no âmbito da Descampado, plataforma de descentralização cultural da qual fazem parte tanto a Alma d’Arame como a Baal17 e o Teatrão.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE