Saúde
Sangramento nasal pode provocar a morte?
A perda excessiva de sangue pode ser fatal, mas quanto sangue é considerado demais?
Hemorragias nasais que resultam em morte são relatadas com mais frequência em conexão com condições de saúde específicas. Investigadoras que publicaram um artigo em 1961 na California Medicine observam como casos potencialmente fatais de epistaxe foram associados a traumatismo cranioencefálico, tumores ou doença cardiovascular arteriosclerótica grave (ou doença cardíaca).
PUBLICIDADE
Os adultos mais velhos podem ser mais suscetíveis a hemorragias nasais, pois têm maior probabilidade de serem diagnosticadas com vários problemas de saúde.
Num relato publicado no Federal Practitioner, os pesquisadores descreveram o caso de um homem veterano com cerca de 60 anos que foi hospitalizado após sofrer um sangramento nasal intermitente ao longo de 24 horas, pode ler-se na Health Digest.
Acredita-se que o homem tenha perdido aproximadamente 1 chávena de sangue ao longo do dia. A causa da morte foi atribuída à estimulação do reflexo trigeminocardíaco (TCR) do corpo que ocorreu após a intervenção médica de tamponamento nasal para parar o sangramento. Este reflexo corporal envolve mudanças abruptas em inúmeras funções, incluindo frequência cardíaca e pressão arterial.
Related Images:
PUBLICIDADE