Coimbra
Saiba quem foi homenageado no Dia da Cidade de Coimbra
Jorge Paiva e Norberto Canha receberam esta terça-feira, dia 4 de julho, a Medalha da Cidade, Grau Ouro. Para além dos dois professores catedráticos da Universidade de Coimbra, foram entregues mais 15 prémios e distinções na sessão solene comemorativa do Dia da Cidade de Coimbra.
A longa cerimónia de entrega dos prémios teve lugar na Sala D. Afonso Henriques (Antiga Igreja do Convento São Francisco) e contou personalidades das mais variadas áreas, como elencou o presidente da câmara, José Manuel Silva: “política, ciência, inovação, saúde, educação, universidade, hospital, economia, empresas, internacionalização, dedicação, empenho, desenvolvimento, ambiente, trabalho, solidariedade, arte, diversidade, prestígio, música, dedicação e paixão”.
O destaque foi para Jorge Paiva e Norberto Canha que receberam a maior distinção honorífica da cidade – Medalha da Cidade, grau Ouro. O elogio do biólogo coube ao vice-presidente da câmara, Francisco Veiga. Henrique Vilaça Ramos, João Pinto de Sá e Américo Petim fizeram o elogio ao médico Norberto Canha.
PUBLICIDADE
Três antigos funcionários do município também receberam a Medalha de Dedicação. João Garcia, Berta Duarte (grau Ouro) e Zélia Gonçalves (grau Prata) receberam o elogio da vereadora Ana Bastos.
No Mérito Cultural, as medalhas foram todas de grau Ouro e distinguiram o Centro de Artes Visuais (CAV) – aprovadq em 2013 mas só agora entregue -, Teatrão, Mário Araújo Torres e Rui Pato. Os elogios de cada um dos distinguidos foram efetuados por Maria Carlos Pêgo (CAV e Teatrão), Vital Moreira e Manuel Rocha.
Carregue na galeria e veja todos os distinguidos na sessão do Dia da Cidade
A Lugrade foi homenageada com a entrega da Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro, enquanto na Solidariedade Social as medalhas de mérito grau Ouro foram entregues à AMI – Porta Amiga de Coimbra e ao Exército Português. Os vereadores Miguel Fonseca e Ana Cortez Vaz fizeram o elogios dos distinguidos na sessão.
Francisco Costa recebeu o Prémio Edmundo Bettencourt / Canção de Coimbra 2023 com o tema “Retomar Coimbra”. Já Ethel Feldman e Miguel Vale de Almeida conquistaram o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga APE CMC com a obra “Pedra Branca”.
No Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho 2023, os vencedores ex-aequo foram os arquitetos Luís Sobral, João Crisóstomo e Carlos Azevedo (DEPA) e Vicente Gouveia, Nuno Poiarez e Pedro Afonso (coletivo VISIOARQ) pelos projetos do Centro Veterinário Conimbricense e da Casa JAC – reabilitação e ampliação de edifício de habitação unifamiliar. Neste prémio, houve ainda lugar para uma menção honrosa para o projeto de arquitetura da autoria de Florindo Belo Marques para o edifício de habitação coletiva localizado na rua Monsenhor Nunes Pereira, Quinta da Fonte da Cheira.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com a cerimónia de entrega das distinções e prémios do Dia da Cidade
Related Images:
PUBLICIDADE