Neste dia, a população é convidada a apagar a luz entre as 20:30 e as 21:30.
A Hora do Planeta, que decorrerá a 22 de março, convida todos a dedicarem uma hora a uma ação sustentável e a registá-la no Banco de Horas, que unirá o mundo em prol de um futuro mais verde.
De um simples gesto simbólico de apagar luzes de casas, edifícios e monumentos, a Hora do Planeta transformou-se num movimento global, ativo e mobilizador, que chama à ação para a preservação do nosso planeta.
PUBLICIDADE
Este ano, a World Wildlife Fund (WWF) Portugal amplifica a iniciativa que permite contabilizar o tempo dedicado a construir um planeta mais sustentável: o Banco de Horas, onde cada pessoa, empresa ou município poderá registar as suas ações e medir o impacto real do seu contributo para um mundo mais sustentável.
O Banco de Horas não contabiliza apenas o tempo dedicado ao planeta a nível global, mas também oferece uma vasta gama de sugestões de atividades em várias áreas, como fitness e bem-estar, sustentabilidade, alimentação, entretenimento, artes e criatividade.
O objetivo é proporcionar a todos a oportunidade de contribuir de forma significativa, e de ver o seu esforço somado ao de milhares de outros, criando um movimento poderoso e transformador. “A Hora do Planeta deixou de ser apenas um gesto simbólico. Hoje, é um movimento global que junta milhões de pessoas na defesa da nossa casa comum. O tempo para agir é agora: estamos a enfrentar uma crise sem precedentes na biodiversidade e no colapso dos ecossistemas. Cada ação conta, e é imperativo que todos se unam para combater estas ameaças”, afirma Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal.
Lançado em 2023, o Banco de Horas já contabilizou, a nível global, 1.473.145 milhões de horas dedicadas à natureza, sendo que 41.242 mil horas foram registadas em território nacional. “Este ano, queremos criar a maior Hora do Planeta de Sempre, reunindo mais pessoas e mais ações em prol da nossa casa comum. O desafio está lançado!”, sublinha Ângela Morgado.
Como em edições anteriores, a iniciativa conta com o apoio de municípios, empresas (como o El Corte Inglés, a KPMG, a Procter & Gamble e a Auchan) e organizações, que demonstram um forte compromisso com a preservação da natureza e com a construção de um futuro mais sustentável.

PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.