Economia

Saiba qual é a estratégia para o turismo conimbricense até 2025

António Alves | 1 ano atrás em 27-09-2023

Património e eventos são os dois programas âncoras da Estratégia para o Turismo de Coimbra até ao ano de 2025. O documento, que foi esta quarta-feira 27 de setembro apresentado no Convento São Francisco, resultou de um trabalho realizado pela consultora externa da autarquia para a área do turismo, Ana Moita Francisco.

PUBLICIDADE

publicidade

Na proposta, que engloba 77 ações, é dito que os programas transversais de dinamização turística do concelho passam pela comunicação e promoção, capacitação e inovação.

PUBLICIDADE

A consultora referiu que os principais produtos turísticos a serem criados passam pela cultura (reabilitação do património edificado e da afirmação de produtos turísticos diferenciados), natureza (maior aproveitamento do rio Mondego), negócios (Convention Bureau), religião (circuitos turísticos associados ao Santo António, Rainha Santa Isabel e Irmã Lúcia) e gastronomia e vinhos (valorizar a gastronomia local em parceria com a Região de Coimbra).

A estratégia passa ainda pela criação de um “programa de embelezamento, revitalização e dinamização do espaço público da Baixa da cidade”, um stand de apoio ao turista presente nos eventos que decorrem na cidade e uma maior auscultação dos agentes locais, entre outras medidas.

Todas estas propostas resultam da auscultação dos agentes e de reuniões individuais e que permitiram fazer um diagnóstico da atual situação turística de Coimbra. Dessa análise, foi reconhecido que Coimbra tem como forças a sua localização geográfica e a diversidade do seu património material e imaterial, assim como o vasto leque de infraestruturas para eventos culturais, de entretenimento e desportivos.

Já como fraquezas, o concelho apresenta uma limitação ao nível da oferta hoteleira de elevada qualidade (tem apenas um hotel de cinco estrelas), falta de atratividade da Baixa, dificuldade de estruturação turística com origem em novos itinerários, fraca valorização dos seus ativos e fraco nível de inovação da experiência turística.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Ana Moita Francisco

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE