A questão sobre onde colocar pneus novos, se à frente ou atrás, gera muitas opiniões, e nem sempre há consenso. Alguns acreditam que depende do tipo de tração do automóvel, outros defendem que devem ser colocados à frente, enquanto há quem afirme que o ideal é atrás. Mas quando o assunto é segurança, as opiniões devem ceder lugar aos factos.
O desgaste dos pneus varia consoante a posição no veículo, devido a fatores como a distribuição do peso do automóvel, repartição da carga de travagem, força direcional e tipo de tração.
Na maioria dos casos, os pneus dianteiros desgastam-se mais rapidamente do que os traseiros, a menos que conduzas como um verdadeiro “rei do drift”!
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A resposta correta é clara: os pneus novos devem ser sempre montados no eixo traseiro, enquanto os pneus usados (desde que ainda em bom estado) devem permanecer à frente, indica a Razão Automóvel.
E porquê? A explicação prende-se com a estabilidade do veículo. Em situações de aderência reduzida, como pisos molhados, ter pneus em melhor estado na traseira reduz o risco de perder o controlo do carro, independentemente de este ter tração dianteira, traseira ou integral.
Algumas marcas recomendam trocar os pneus dianteiros com os traseiros a cada 10.000 km. Esta prática ajuda a equilibrar o desgaste, prolongando a vida útil dos pneus e reduzindo o impacto no sistema de suspensão do veículo.
Manter os pneus em bom estado é essencial para a segurança na estrada. Fica atento ao desgaste e segue estas recomendações para garantir uma condução mais segura e eficiente!
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