Saúde

Saiba como tratar uma picada de peixe-aranha e de alforreca

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 meses atrás em 16-07-2024

Algumas das alergias mais comuns têm origem em picadas de insetos e outros animais, principalmente nas épocas de calor. Se for alérgico, a zona afetada incha e pode permanecer assim uns dias. Saiba como agir.

PUBLICIDADE

Em caso de alforreca, os seus tentáculos são venenosos, pelo que as alforrecas são perigosas, mesmo quando aparecem inertes, à beira-mar.

A picada pode ser perigosa e provoca uma dor intensa, comparável a uma descarga elétrica. Se estiver numa praia vigiada, peça ajuda ao nadador-salvador. Se não for o caso, lave a ferida com água do mar ou soro fisiológico. Não utilize água doce, pois pode rebentar as células urticantes que restam. Evite mexer-se, para a toxina não se espalhar pelo corpo. Também não deve friccionar a ferida. Retire os filamentos que restam com uma pinça ou uma luva (não toque com os dedos). Para diminuir a dor, enrole gelo num pano e ponha sobre a picada. Vá às urgências se sentir dificuldades respiratórias, dores no peito ou se a zona atingida for extensa ou sensível, como o rosto ou os genitais.

PUBLICIDADE

Se for de peixe-aranha, a picada origina dor intensa. Em casos mais graves, pode provocar náuseas, vómitos, dores de cabeça ou diarreia, entre outros. Se for atacado dentro de água, saia imediatamente. Se puder, peça ajuda ao nadador-salvador. Caso contrário, mergulhe o membro afetado em água tão quente quanto possível, durante 30 a 90 minutos, para aumentar a temperatura no local da picada e destruir o veneno. Normalmente, não é preciso abrir a ferida, pois é raro conter restos do ferrão. O espinho deverá ser removido com uma pinça. Não toque com os dedos. Limpe a ferida com água e sabão, passe por água fresca e deixe secar ao ar. Nunca cubra a zona afetada.

Vá ao médico se o ferrão não sair, se estiver numa articulação ou se a inflamação e a dor se agravarem. Nalguns casos, é necessário antibiótico e a vacina antitetânica, se não estiver em dia. Para reduzir as dores, tome um analgésico e desinfete regularmente a ferida, refere a DECO PROteste.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE