Uma programação diversificada é a proposta para o mês de abril no Museu Municipal de Coimbra.
A programação infantil do Museu Municipal de Coimbra inclui, de 2 a 23 de abril, a iniciativa “Andersen e Fischer: dois amigos dinamarqueses em Portugal”, que homenageia Niels Fischer, doador de um vasto espólio sobre Hans Christian Andersen.
PUBLICIDADE
Durante esse período, as crianças do pré-escolar, 1º ciclo e ATL’s podem participar em sessões de leitura de contos do autor, no Edifício Chiado (“O Patinho Feio” e “A Vestimenta Nova do Imperador”) e na Torre de Almedina (“O Sino”).
Esta iniciativa destina-se a crianças em grupos de cinco a 25 elementos, e vai decorrer de terça a sexta-feira, das 10:00 às 16:00, com duração aproximada de 60 minutos.
De 8 a 11 e de 15 a 17 de abril, o MMC realiza duas oficinas, aproveitando a interrupção escolar da Páscoa. “Detetives procuram-se!”, no Edifício Chiado, é destinada a ATL’s, em grupos de cinco a 25, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00.
Já a oficina “Prepara a tua KEARÁ: Descobrir os Símbolos da Pessach!”, no Edifício da Inquisição, é destinada ao pré-escolar e ATL’s, para grupos de cinco a 25 elementos, de terça a sexta-feira, das 13:00 às 16:00.
A 9 de abril, realiza-se a visita encenada “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, na Torre de Almedina, às 10h30, que acontece todas as segundas quartas-feiras do mês, dirigida ao pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, para grupos de cinco a 25 elementos.
As inscrições para as atividades referidas devem ser realizadas através do telefone 239 840 754 ou do mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. O MMC recebe apenas inscrições para grupos (mínimo de cinco participantes), incluindo grupos formados por pais ou encarregados de educação, com um adulto responsável.
Esta quinta-feira, dia 3 de abril, às 18:00, no Edifício Chiado, é inaugurada a exposição “O Vaguear do Olhar”, com curadoria de Ana Antunes. A exposição reúne obras da Coleção AA (Ana e António), Coleção Telo de Morais, Coleção de Arte Contemporânea do Município de Coimbra e Coleção de Arte Contemporânea do Estado, em depósito no CACC.
A mostra, que integra a programação de “Abril no Feminino”, destaca o trabalho de artistas femininas e apresenta um diálogo entre diferentes linguagens artísticas, como pintura, desenho, escultura, vídeo, instalação e fotografia.
Estarão em exibição obras de Ana Vidigal, Ana Vieira, Aurélia de Sousa, Antony Gormley, Candida Höfer, Carla Filipe, Cecília Costa, Fernanda Fragateiro, Helena Almeida, Julião Sarmento, Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego, entre outros.
Vai estar patente até 13 de julho e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10:00 às 18:00, e sábado e domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. Durante o período de permanência da exposição, a entrada na Coleção Telo de Morais é gratuita.
Já de 17 de abril a 25 de maio, vai estar patente a exposição itinerante “Portugal Cerâmico”, nas montras das instalações do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, no nº 12 da Rua Ferreira Borges.
Organizada pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, destaca a tradição e inovação da cerâmica em Portugal, apresentando peças representativas de diferentes regiões, incluindo barros utilitários, porcelanas e azulejos.
A exposição visa valorizar o património cerâmico nacional e a sua relevância cultural, histórica e económica, reafirmando Portugal no cenário europeu e mundial da cerâmica.
A 19 de abril, às 15:30, realiza-se mais uma visita acompanhada à exposição “Judeus de Coimbra”, permanente no Edifício da Inquisição, aberta a todos, em grupos de cinco a 25 pessoas. As inscrições podem ser feitas através do telefone 239 840 754 ou do mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Esta atividade integra-se no programa Interreg Jewels Tour.
Entre 22 e 24 de abril, o MMC convida o público a deixar uma mensagem escrita sobre “Da tolerância à perseguição | Da tolerância à liberdade, Vem VIVER ABRIL!”. A atividade acontece no Edifício da Inquisição, de terça a quinta-feira, das 13:00 às 18:00, e utiliza uma expressão inspirada no Padre António Vieira.
Recorde-se que, como habitual ao quarto sábado do mês, dia 26 de abril, a entrada nos núcleos do MMC é gratuita.
PUBLICIDADE