Coimbra

“Sabores da Escrita” com “Os Hábitos Alimentares na Academia de Coimbra entre o século XVI e XIX”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-04-2022

Após um interregno de dois anos, devido às limitações impostas pela pandemia, o ciclo de conferências e jantares temáticos “Sabores da Escrita” volta a integrar a agenda cultural da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. Na próxima sexta-feira, dia 29 de abril, a partir das 20h00, a iniciativa arranca sob o tema “Os Hábitos Alimentares na Academia de Coimbra (séc. XVI – XIX) – Entre a Mesa Farta e o Pão para os Pobres”, com uma conferência orientada por Ana Maria Leitão Bandeira, do Arquivo da Universidade de Coimbra, com lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. A conferência tem entrada livre. Já os interessados em aderir ao jantar, a que estão associados custos (22,50€/pessoa) e com lotação limitada, devem proceder à inscrição, através do e-mail dct@cm-coimbra.pt ou do telefone n.º 239702630 (Casa Municipal da Cultura).

PUBLICIDADE

publicidade

Neste ciclo, que integra quatro conferências/jantares temáticos, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra passa a ser a nova casa que acolhe a iniciativa que, durante todo o seu anterior percurso teve lugar na Casa da Escrita. Esta nova aposta pretende agregar outros espaços e outras dinâmicas, na certeza de continuar a ser uma referência na programação cultural promovida pela CM de Coimbra a avaliar pela elevada procura por parte do público.

PUBLICIDADE

Na próxima sexta-feira, Ana Leitão Bandeira vai procurar responder, através da conferência que proferirá e com recurso a documentação do Arquivo da Universidade de Coimbra, às seguintes questões: O que conhecemos sobre os hábitos alimentares na Academia de Coimbra, no período cronológico em questão? Quais as fontes documentais do Arquivo da Universidade de Coimbra que nos levam a conhecer os referidos hábitos? E quem fornecia os alimentos necessários à vivência quotidiana? E a disparidade de alimentação, na mesa mais abastada e na mesa do pobre? 

O tema “Os Hábitos Alimentares na Academia de Coimbra (séc. XVI – XIX) – Entre a Mesa Farta e o Pão para os Pobres” vai procurar a reflexão sobre importantes questões relacionadas com a memória gastronómica de Coimbra, no que toca a alimentos adquiridos pela comunidade estudantil e funcionários da Universidade de Coimbra que pode ser ilustrada com os géneros vendidos na designada feira dos estudantes (considerada uma feira franca), ou com as despesas do Real Colégio de São Pedro e São Paulo. Dessas memórias ficam, também, as “propinas de doces”, tradição académica que exprime a singularidade de Coimbra. Malogradamente, muitos documentos escritos que poderiam dar uma resposta cabal a muitas interrogações não sobreviveram às vicissitudes do tempo ou da incúria humana. Muito já foi escrito sobre o assunto, mas há ainda um grande caminho a percorrer para conhecermos outras fontes documentais.

A ementa do jantar, confecionado e servido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, é a seguinte: Sobre a mesa (Pão, Terrina de peito de vitela com ervilhas, Empadas de peixe para dias de carne, Favas de fricassé); A servir (Substância de peixes, Frangas com mariscos); “Propinas de doces” (Pudim de arroz, Outros mimos de Coimbra); Para beber (Vinho branco e tinto, Vinho do Porto). O jantar temático conta ainda com a colaboração cénica da companhia Almanach e da Cooperativa Bonifrates.

A conferência tem entrada livre. Os interessados em aderir ao jantar, a que estão associados custos (22,50€/pessoa) e com lotação limitada, deverão proceder a uma inscrição, através do e-mail dct@cm-coimbra.pt ou do telefone n.º 239702630 (Casa Municipal da Cultura).

No seu conjunto, o projeto “Sabores da Escrita” vai decorrer em três outros momentos do ano: 20 de maio, 29 de novembro e 16 de dezembro, com organização da CM de Coimbra, que vai retomar a parceria, sob o ponto de vista científico, com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/ Direção do DIATA – Património Alimentar da Lusofonia e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades. São também parceiros do projeto os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. 

Os próximos temas a abordar no ciclo “Sabores da Escrita” conduzem-nos a uma viagem pelos sabores nacionais e internacionais desafiando-nos a explorar aspetos da Antiguidade Clássica (Antigo Egipto) e da Idade Média/Moderna (influência Judaica), culminando com o universo alimentar da literatura natalícia, revisitando alguns autores.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE