Economia
“Sabores ao Centro!” Gastronomia e vinhos do Centro de Portugal brilharam em Espanha
O Centro de Portugal foi hoje um dos protagonistas da FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid. A região esteve em destaque no stand do Turismo de Portugal, com um evento em que apresentou o projeto “Sabores ao Centro!”, uma iniciativa que promove a riqueza e diversidade gastronómica e a oferta de enoturismo do território.
A apresentação integrou vários momentos distintos. No primeiro, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, deu a conhecer aos muitos visitantes do stand as principais valências turísticas da região, com foco principal na gastronomia e vinhos.
“O Centro de Portugal é a maior região de turismo do país, com oito sub-regiões ricas em património, natureza e produtos locais. Temos parques naturais, geoparques, passadiços, lugares património da humanidade, cultura, história e gastronomia”, começou por dizer Anabela Freitas.
PUBLICIDADE
“A ligação entre o turismo e a gastronomia é particularmente importante, porque valoriza os nossos produtores e os produtos únicos que temos no território. O Centro de Portugal proporciona propostas gastronómicas de grande diversidade. Se visitarem cada uma das oito sub-regiões, descobrem maneiras diferentes de confecionar o mesmo prato. Os visitantes podem passar oito fins de semana, ou oito semanas, e descobrir sempre novos pratos e produtos, queijos e doçaria diversa e vinhos notáveis”, acrescentou.
Anabela Freitas apresentou, de seguida, as linhas de atuação do programa “Sabores ao Centro!”, que tem como grande objetivo “promover a região Centro de Portugal como destino de turismo gastronómico sustentável”. “A gastronomia só se faz com produtos locais. Este programa visa valorizar a gastronomia da região e todos os produtores locais. Quando os valorizamos, estamos a incrementar a economia local”, sublinhou.
Com essa finalidade, o programa prevê a criação de uma plataforma inovadora, que destaca a cultura gastronómica da região, complementada com a sua paisagem, património e talento criativo. A iniciativa envolve agentes públicos e privados, destacando a importância da cooperação a nível sub-regional e supramunicipal, e foca-se em potenciar os recursos e promover as diversas ofertas de todo o território regional.
O projeto prevê quatro medidas-chave: os Prémios “Sabores ao Centro!”, uma Agenda de Eventos, Rotas Gastronómicas e uma forte campanha de marketing.
Os Prémios “Sabores ao Centro!”, com 12 categorias, vão reconhecer o talento e distinguir a valorização dos produtos locais. Os “10 melhores restaurantes”, o “restaurante tradicional do ano”, o “chef revelação”, a “melhor carta de vinhos regionais” ou o “melhor produto artesanal” são apenas algumas das categorias premiadas.
A Agenda de Eventos “Sabores ao Centro!” promove a diversidade e a sazonalidade da oferta gastronómica da região, valorizando os produtos endógenos e distintivos.
As Rotas Gastronómicas convidam a viagens pela paisagem culinária da região, explorando lugares icónicos, conhecendo os produtores locais e descobrindo figuras de destaque do mundo gastronómico. Uma prioridade das rotas é a sustentabilidade dos recursos regionais, com foco nos produtos locais certificados.
Finalmente, a Campanha de Marketing “Sabores ao Centro!” pretende atingir vários objetivos, de que se destacam valorizar o talento dos chefs da região, aumentar a conscientização sobre o impacto dos hábitos de consumo, promover experiências de turismo autênticas ou destacar a importância da utilização de ingredientes locais e de práticas culinárias sustentáveis para melhorar a saúde e a qualidade de vida, entre outras.
Após a apresentação do projeto “Sabores ao Centro!”, a chef Inês Beja e Nuno Fonte, do Restaurante DeRaiz, de Viseu, deram a conhecer a história deste espaço de restauração, bem como dos produtos que confecionam.
O momento seguinte esteve a cargo de Rodolfo Queiroz, da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Beira Interior que, em representação das cinco CVR do Centro de Portugal, explicou as particularidades das cinco regiões vitivinícolas do Centro de Portugal, acompanhado por Cristina Tierno, especialista espanhola em vinhos.
A culminar a apresentação, a chef Inês Beja conduziu um “Momento de Degustação de Produtos Gastronómicos e Vinhos do Centro de Portugal”, em que foram dados a provar ao público da FITUR produtos selecionados de todo o território do Centro de Portugal.
A iniciativa resultou de uma parceria estratégica entre a Turismo Centro de Portugal, o Turismo de Portugal, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões) e o PROVERE Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro.
A FITUR é a maior feira ibérica e uma das maiores feiras de turismo do mundo, atraindo anualmente milhares de profissionais e visitantes em Madrid. O evento, de 22 a 26 de janeiro, abre exclusivamente para profissionais nos primeiros três dias, estendendo-se ao público geral durante o fim de semana.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE