Vamos

Sabia que pode sofrer lesões enquanto passeia o seu cão?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 20-07-2023

As trelas, coleiras e os peitorais fazem parte do dia a dia dos donos que têm animais de estimação. Mas o que pode ser um momento de descontração e convívio, pode tornar-se num verdadeiro problema.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a Sociedade Britânica de Cirurgia da Mão (BSSH), o resultado de um passeio descontrolado pode mesmo acabar no hospital, com numa intervenção cirúrgica à mão do dono.

“Os ferimentos mais graves causados pelo uso incorreto das trelas dos cães durante o passeio são as fraturas em espiral dos ossos das mãos, que costuma exigir uma cirurgia de correção. As outras lesões mais comuns incluem lacerações, deslocamentos e queimaduras por fricção nas mãos, pulsos e braços”, lê-se no artigo do e-Konomista.

No espaço de um ano foram detetados cerca de 30 casos de lesões graves provocadas por trelas em apenas um dos hospitais da rede Royal Cornwall Hospitals NHS Trust, pelo que a BSSH resolveu emitir um alerta de aconselhamento. O primeiro conselho é educar o seu cão para que ele não puxe pela trela e pela coleira enquanto passeiam.

Os cães costumam puxar por três motivos: “Não estarem habituados a andar devagar ao lado do dono, têm pressa para chegar aos sítios que lhes interessam ou porque o próprio dono os puxa”, conta o e-Konomista.

Sempre que ele puxar não vá atrás dele porque ele encara isso como recompensa e assume que fazendo força avança para onde quer ir. Não lhe dê puxões com força porque pode provocar-lhe lesões no pescoço. Finque o pé e toque-lhe no corpo com determinação para o fazer parar e olhar para si.

E dê-lhe um reforço positivo sempre que ele não puxar e andar ao seu lado. Utilize comida, festas e palavras de apoio, por exemplo, e dê-as em andamento. Ele vai acabar por fazer a associação.

Entretanto, os conselhos da Sociedade Britânica para os donos que passeiam cães impulsivos e fortes é não enrolar as trelas em torno dos pulsos ou dedos para que se houver um forte puxão, eles não fiquem comprometidos.

Também é adequado que os seus donos mantenham as trelas curtas, quer usem coleira ou peitilho, isto porque o objetivo é impedi-los de ganhar velocidade durante a corrida o que aumentaria a força do puxão brusco.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE