Região

Sabia que o local onde descobriram o tratamento para a tuberculose fica “pertinho” de Coimbra?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 anos atrás em 30-04-2023

É verdade. O tratamento para a tuberculose, uma doença infecciosa que já matou milhões de pessoas em todo o mundo, foi descoberto num local bem perto de Coimbra. Já ouviu falar em Penhas Douradas?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A aldeia do concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, encontra-se a 1500 metros de altitude. Situa-se em pleno coração do Parque Natural da Serra da Estrela. As condições das Penhas Douradas são ótimas para a saúde, atualmente são uma estância de referência no turismo de Natureza, desporto e aventura.

Só é descoberta em finais do século 19, graças a uma expedição científica ambiciosa à Serra da Estrela, uma missão feita à imagem do que então se fazia no continente africano onde concluíram que a “região apresentava condições climáticas excelentes para o tratamento da tuberculose”, segundo um artigo da NCultura. 

A expedição realizada à Serra da Estrela foi organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa onde o objetivo era fundar sanatórios e criar locais em Portugal que pudessem curar doenças do foro pulmonar. O mesmo já tinha sido replicado noutros países, como na Suíça.

Um médico decidiu enviar um paciente para Penhas Douradas, pois  “tinha conhecimento dos estudos otimistas que tinham sido realizados por vários cientistas” onde “defendiam que os ares da Serra da Estrela eram ‘curativos'”. Então, o médico encaminhou o homem com tísica pulmonar para a Casa da Fraga. Era “camuflada na paisagem natural que a envolvia. O homem permaneceu nesta casa durante dois anos. As melhorias no estado de saúde eram visíveis”, refere o artigo da NCultura.

A notícia da melhoria do estado de saúde do doente disseminou-se. As pessoas procuravam a casa pelos tratamentos milagrosos. Foi realizada a construção dos chalés, que atualmente constituem a estância de férias.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE