Saúde
Sabia que existem dias em que não devia pesar-se? Descubra porquê
Nem todas as pessoas têm uma boa relação com o peso que possuem e quando têm que encarar a balança torna-se um pesadelo.
Este instrumento de medição é usado regularmente por profissionais de saúde e de nutrição para controlarem o peso dos seus pacientes. Mas quem utiliza a balança para acompanhar a evolução física, existem certas regras que devem ser seguidas, de modo a conseguir informação o mais fiável possível.
PUBLICIDADE
O primeiro passo é compreender que “o número na balança diz-nos o peso total da constituição do corpo, ou seja, da água, da gordura, da massa muscular, da massa óssea, dos tecidos e dos órgãos”, explica Magda Roma, nutricionista na Clínica Lisbon Plastic Surgery, à Máxima.
O segundo passo passa por perceber que o nosso peso varia ao longo do dia e da semana, consoante diversas circunstâncias e que pode ser causado pela retenção de líquidos, que por sua vez pode vir da falta de água, do consumo de comidas salgadas ou álcool, de longas viagens de carro ou de avião, obstipação ou ainda devido ao ciclo menstrual.
“Se a pessoa tiver comportamentos de risco, com elevada quantidade de ingestão de gordura e açúcar, mais tarde ou mais cedo isto irá refletir-se em inflamação corporal e aumento de tecido adiposo; e se estiver a realizar treinos de hipertrofia muscular, os quilos podem flutuar pelo aumento de massa muscular”, refere.
Estudos sugerem que as pessoas que se pesam todos os dias têm mais probabilidades de emagrecer e de manter a estatura desejada do que as que não o fazem tão regularmente. Mas fazê-lo também se pode tornar numa fixação negativa: “Precisamos ter em atenção que o peso para muitas pessoas cria momentos de tensão e ansiedade. Por vezes temos uma oscilação pelos motivos acima mencionados e se essa oscilação não for na direção que desejamos podemos sentir-nos frustrados”, lê-se no artigo. Neste sentido, é aconselhado a “pesar-se uma vez por mês”, sempre na mesma altura do dia, preferencialmente de manhã ao acordar, e com as necessidades fisiológicas realizadas.
Related Images:
PUBLICIDADE