Tem um nome: coulrofobia, ou fobia a palhaços, e saiba como a psicologia explica o sentimento.
Poderá estar relacionado com algum episódio ocorrido durante a infância. Outros relatam a falta de confiança na personagem; não sabem o que está por trás do disfarce, como podem confiar na figura à sua frente? Isso surge para comprovar que o ser humano precisa de reconhecer para sentir-se seguro e que a ambiguidade de um palhaço, geralmente, provoca mais receio do que imagens vistas abertamente como más, explica o e-Konomista.
Por trás da maquilhagem, não é possível que saibamos diferenciar as emoções de um palhaço, assim com também não é fácil perceber se ele vai ou não pregar-nos um susto ou uma partida. O mais provável é que a felicidade fingida, quando combinada com as suas intenções ocultas, faça do palhaço uma personagem temida.
É possível perder o medo de palhaços, felizmente. Se acredita que sofre desse transtorno, ou conhece alguém, o ideal é procurar ajuda médica especializada. Uma boa sugestão é consultar psicólogos que trabalhem com a terapia cognitivo-comportamental, popularmente conhecida como TCC.
Related Images:
PUBLICIDADE