Coimbra
Sabia que as freguesias de Santo António dos Olivais e Santa Clara fazem 170 anos?
Uma cerimónia solene no Convento São Francisco, em Coimbra, vai assinalar os 170 anos da criação das freguesias de Santo António dos Olivais e Santa Clara.
A sessão, que decorre no sábado 7 de dezembro, é o ponto alto de um conjunto de iniciativas promovidas pelas duas juntas de freguesia e que foram apresentadas terça-feira no salão nobre da autarquia de Santo António dos Olivais.
PUBLICIDADE
Nesta freguesia, o programa arranca já a 24 de novembro (domingo) com a realização de um espetáculo musical por Germán Diaz no Centro Norton de Matos.
No dia em que foi publicado o decreto de criação da freguesia (25 de novembro), está prevista a inauguração do Espaço Cidadão nas antigas instalações da junta, seguido de uma cerimónia de apoio à Associação de Diabéticos da Zona Centro e prestada a homenagem a dois funcionários pelos 25 anos ao serviço da junta.
O Festival de Literatura Infantojuvenil “Letra Corrida”, entre 25 e 30 de novembro, e o espetáculo “50 anos de cravos e outras canções” a 29 de novembro no Conservatório de Música de Coimbra são outras das propostas.
Veja o Direto NDC com Francisco Rodeiro
Em Santa Clara, a atual União das Freguesias (que engloba Castelo Viegas) vai percorrer as escolas da freguesia para ofertar aos alunos um pin e cantar os parabéns à freguesia, bem como promover uma sessão no Recordatório Rainha Santa Isabel.
PUBLICIDADE
O objetivo desta visita às escolas é promover o “bairrismo” da freguesia. Um trabalho que o autarca lamenta não ter concretizado durante os seus mandatos.
Veja o Direto NDC com José Simão
A sessão solene conjunta de 7 de dezembro contará com a participação do violoncelista Tiago Anjinho, as intervenções dos dois presidentes de junta – Francisco Rodeiro e José Simão -, o presidente da câmara José Manuel Silva e o secretário de Estado da Administração Local, Hernâni Dias.
Antes da atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, tem lugar uma conferência proferida pelo docente jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Vital Moreira.
Related Images:
PUBLICIDADE