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Sabe quanto custa o gelado mais caro do mundo? Mais de 5.000 euros!
Pode parecer surreal, mas é verdade. O gelado mais caro do mundo é coberto por uma folha de ouro comestível, dois tipos de queijo e “Sakekasu”, uma espécie de pasta derivada do processo de fabrico do saqué.
A sobremesa, chamada byakuya – “noite branca” em japonês – tem atualmente um custo de 880.000 ienes, o equivalente a 5.896 euros, por dose, o que faz dele oficialmente o gelado mais caro do mundo, de acordo com o livro de recordes do Guinness.
A marca japonesa de gelados Cellato refere que o nome é uma alusão às suas origens italianas. Segundo um artigo publicado na página do Guinness World Records na semana passada, proveniente exclusivamente de Alba, onde se encontram as que muitos consideram as melhores trufas brancas de Itália, só esse ingrediente pode custar até 13.400 euros por quilograma.
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“Demorámos mais de um ano e meio a desenvolver o produto, com muitas tentativas e erros para obter o sabor certo”, disse um representante da empresa ao Guinness World Records citado pela CNN Portugal.
A empresa afirmou que a sua missão é fazer crescer água na boca e criar uma aventura culinária que combine ingredientes europeus e alimentos tradicionais japoneses. Para isso, foi convidado Tadayoshi Yamada, o chefe de cozinha do RiVi, um restaurante de Osaka conhecido pela sua cozinha de fusão franco-japonesa, para dirigir o projeto, segundo o Guinness World Records.
A sobremesa está disponível no Japão e é enviada diretamente para os consumidores, de acordo com a página da Cellato. Os clientes são instruídos a deitar a trufa branca na textura certa, assim que o gelado amolece, antes de a misturar com uma colher artesanal de metal que lhes é dada.
Um conselho a reter: deixar o gelado descongelar à temperatura ambiente ou a colocá-lo no micro-ondas a 500 watts durante 10 a 20 segundos, se a textura for demasiado dura.
Foi recomendado que a degustação fosse acompanhada de saqué ou de um vinho branco francês.
A Cellato, que também tem uma oferta à base de trufas negras no seu menu, disse que planeia diversificar a sua linha de produtos de preços loucamente exorbitantes para incluir champanhe e caviar no futuro.
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