Economia
Sabe o que tem que fazer para receber os 125 euros do governo?
A atribuição de um apoio de 125 euros aos cidadãos, já em outubro, é uma das medidas anunciadas pelo governo para ajudar as famílias. Mas sabe o que tem que fazer para o receber?
Este apoio é individual e dirige-se a todos os cidadãos que tenham um vencimento até 2.700 euros por mês. A medida abrange trabalhadores, desempregados e beneficiários de prestações sociais da Segurança Social (como o rendimento social de inserção, a prestação social para a inclusão ou o apoio aos cuidadores informais). Os pensionistas não entram neste “pacote”, havendo outro apoio direcionado a esta faixa da população.
PUBLICIDADE
Os contribuintes não têm que se preocupar em fazer qualquer prova dos rendimentos para receber o apoio, já que os próprios serviços do Estado verificam quem cumpre os requisitos definidos.
E como vão receber o valor? Estes 125 euros vão ser pagos de forma direta pela Autoridade Tributária ou pela Segurança Social, através de transferência bancária para a conta dos destinatários. Para tal, é necessário que o IBAN esteja atualizado nas bases de dados da entidade pagadora, que tanto poderá ser o fisco como a Segurança Social.
A inserção ou introdução do IBAN pode ser feita online, na Segurança Social Direta ou no Portal das Finanças. No caso do Portal das Finanças passou a estar disponível, desde terça-feira, um link que remete precisamente para uma página onde os contribuintes podem registar ou atualizar o IBAN.
Importa recordar que este é um apoio único, que será pago apenas uma vez, já no próximo mês de outubro.
O governo estima que a medida beneficie 5,8 milhões de pessoas e prevê pagar 730 milhões de euros aos contribuintes beneficiados.
Related Images:
PUBLICIDADE