Coimbra
RYME+: Protejo dinamizado pelo Instituto Pedro Nunes permitiu internacionalização de 30 empresas
Mais de 30 empresas portuguesas alcançaram a internacionalização através do projeto europeu RYME+, desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, que apoiou ainda 69 empresas espanholas e francesas, foi hoje anunciado.
PUBLICIDADE
“Ao longo do projeto, 33 empresas portuguesas, 37 espanholas e 32 francesas usufruíram de um vasto conjunto de benefícios para a expansão dos seus negócios, desde ‘networking’ (rede de contactos) internacional, ‘mentoring’ (orientação), preparação comercial, formação em mercados externos e interação com outras empresas inovadoras através de ‘speed meetings’ (encontros rápidos)”, refere O IPN, em comunicado enviado à agência Lusa.
Com o objetivo de transferir boas práticas de empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico, cerca de 45 empresas participaram em quatro missões comerciais no Brasil, Estados Unidos da América e Uruguai, das quais resultaram mais de 200 reuniões.
Segundo o IPN, foi também realizada uma missão de ‘benchmarking’ (comparação de produtos, serviços e práticas empresariais) em Israel.
De acordo com a nota, mais de 70% das empresas que participaram nestas missões foram bem sucedidas no processo de internacionalização, com a concretização de vendas ou estabelecimento de parcerias.
A sessão final do projeto RYME+ realiza-se nos dias 27 e 28, no Instituto Pedro Nunes, onde serão abordadas questões relacionadas com a internacionalização, nomeadamente a entrada nos mercados dos EUA, Uruguai, Brasil e Israel.
No evento, vão também ser apresentadas as estratégias que cada agência nacional e regional está a fazer para impulsionar a internacionalização em Portugal, Espanha e França.
O projeto RYME+ foi desenvolvido por um consórcio europeu liderado pelo IPN, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu 2014-2020 (Programa Interreg Sudoe).
Related Images:
PUBLICIDADE