Politécnico

Rui Mendes participa no seminário “Contributos dos Politécnicos para o Desenvolvimento do País”,

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 22-11-2016

Rui Mendes, Presidente da ESEC, participou hoje, na qualidade de membro do Conselho Geral do IPC, no Seminário “Contributos dos Politécnicos para o Desenvolvimento do País”, organizado pelos Presidentes dos Conselhos Gerais dos Institutos Politécnicos, que decorreu hoje em Lisboa.

unnamed-6

PUBLICIDADE

publicidade

O evento contou com a presença de João Palmeiro, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Coimbra  e do Presidente da República, Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

O seminário ocorreu no âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa, e no quadro da posição pública dos presidentes destes órgãos de gestão de todas as instituições politécnicas portuguesas, no que respeita à possibilidade de concessão de doutoramentos pelos politécnicos e à designação destas instituições no estrangeiro.

Discutiu-se a diversidade, no ensino superior em Portugal, que melhor serve o desenvolvimento socioeconómico do país.

Foram discutidas as tendências do sistema binário português, as sobreposições de oferta formativa entre universidades e politécnicos, assim como os caminhos de futuro que se apresentam ao sistema de ensino superior português: diversidade ou hierarquização.

Pedro Lourtie, presidente do Conselho Geral do IP de Leiria salientou na divulgação do encontro que «Os conselhos gerais pretendem, acima de tudo, por a discussão na ordem do dia, questionar e debater qual a melhor solução para o país. Na nossa perspetiva a diversidade precisa de ser questionada, não como um fim em si, mas como um instrumento ao serviço do desenvolvimento».

PUBLICIDADE

publicidade

Pedro Lourtie explicou que «A realidade com que nos confrontamos é a de um sistema em que a diferenciação se faz sobretudo pela possibilidade legal de concessão do doutoramento e pelo acesso a determinados financiamentos, além da questão da designação, que internacionalmente não tem correspondência, não é entendida, e penaliza os politécnicos portugueses, seja na captação de estudantes estrangeiros, seja na integração em consórcios, entre outras situações».

Com a moderação de Manuela de Melo, presidente do Conselho Geral do Politécnico do Porto, o desenvolvimento dos politécnicos foi discutido numa mesa redonda com Eduardo Marçal Grilo (antigo ministro da Educação), João Duarte Silva (membro do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), Joaquim Morão (antigo autarca de Castelo Branco), e Jorge Santos (NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria),

O seminário foi encerrado por Daniel Proença de Carvalho, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Castelo Branco e representante dos presidentes dos CG dos Politécnicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE