Coimbra

Rua da Sofia sem carros dinamizou o comércio local

António Alves | 1 ano atrás em 04-06-2023

A Agência de Promoção da Baixa promoveu este sábado, 3 de junho, a iniciativa “Ao Encontro da Sofia”. Durante oito horas, e sem carros a passar, quem ganhou foram os peões e os comerciantes locais. 

Este sábado, 3 de junho, a rua da Sofia esteve cortada ao trânsito entre as 10:00 e as 18:00. “Ao Encontro da Sofia” foi o motivo para esta decisão que mereceu aplausos de muitos dos peões que ali passaram durante o dia. Do lado dos comerciantes, há quem apoie mas também há quem peça para, numa primeira fase, a circulação se faça apenas num dos sentidos. Tal como está previsto no projeto do Metrobus.

PUBLICIDADE

publicidade

Paula Martinho, da Casa Santa Isabel, defendeu a manutenção de apenas uma das faixas para dessa forma alargar os passeios. E explicou porquê: “o trânsito também traz dinâmicas (comerciais)”. Um solução como a Visconde da Luz ou Ferreira Borges não é do seu agrado e só deve ser tomada quando “tivermos gente suficiente na Baixa, como tivemos há 20 anos atrás”.

Veja Direto Notícias de Coimbra com Paula Martinho

 

Aguinalda Amaro, do Café Sofia, defendeu a retirada total dos veículos pois isso iria possibilitar a instalação de mais esplanadas para os clientes. A animação deste sábado é, na opinião da empresária, o sinal de que os peões precisam de espaços como estes para poderem viver a zona central da cidade.

Veja Direto Notícias de Coimbra com Aguinalda Amaro

PUBLICIDADE

publicidade

 

Do lado dos peões, Alberto Mendes afirmou ao Notícias de Coimbra que a cidade deveria ter “mais ruas pensadas para as bicicletas e pessoas”. “Nos últimos anos já passamos a ter algumas artérias sem carros mas eram precisas mais”, disse, enquanto os filhos aproveitavam para brincar com alguns dos jogos tradicionais disponibilizados pelo Centro Social e Cultural 25 de Abril.

Veja Direto Notícias de Coimbra com Alberto Mendes

 

A retirada temporária dos veículos automóveis na rua da Sofia inseriu-se na iniciativa “Ao Encontro da Sofia” promovida pela Agência para a Promoçãop da Baixa de Coimbra e da maioria dos comerciantes desta artéria. Ao longo do dia houve momentos de passagem de modelos de vestidos de noiva, atuações do Grupo de Dança da Olhar 21, Quantunna e Grupo de Danças Afrolatinas Tribo da Dança e uma arruada pelo Grupo Elus – Equipa de Limpezas Urbanas de Soure Deliciosas Diferenças.

Visitas guiadas, workshop de postais pop up e uma visita 3D pela Baixa com Óculos de Realidade Virtual foram outras das propostas do dia que pode conhecer carregando nesta galeria.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE