A Rua da Sofia, na Baixa de Coimbra, e a ponte Santa Clara vão estar este sábado fechadas ao trânsito, convidando as pessoas a usufruírem destas duas zonas da cidade onde vão encontrar diversas atividades desportivas, culturais e recreativas.
Esta é apenas uma das muitas iniciativas que integram a Semana Europeia da Mobilidade, que começou esta sexta feira e se prolonga até 22 de setembro.
Coimbra adere, mais uma vez, a esta celebração europeia, criada há precisamente 20 anos. Durante a apresentação do programa, a vereadora Ana Bastos, responsável pelo pelouro dos Transportes e Mobilidade, explicou que esta programação pretende levar “as pessoas a refletirem e a pensarem em modos alternativos de mobilidade, mais amigas do ambiente”.
PUBLICIDADE
Considera que o tema escolhido para este ano, “Melhores Conexões”, faz “todo o sentido neste contexto de pós-pandemia”, uma vez que apela a que se estabeleçam ligações. “Não podemos pensar de forma individual as questões da mobilidade”, disse.
Apela, por isso, não apenas ao envolvimento individual na procura de soluções de transporte mas também à interligação dos vários transportes públicos. Nessa matéria, entende que o Metrobus será “a espinha dorsal dos transportes públicos” em Coimbra, não podendo ficar de fora deste programa.
Atividades para todas as idades
Coimbra vai celebrar esta Semana Europeia da Mobilidade com atividades para todos os públicos.
Este sábado, entre as 9h00 e as 18h00, a Rua da Sofia vai estar fechada ao trânsito e vai transformar-se num palco de diversão. Insufláveis, atividades culturais, esplanadas na rua e uma oficina de soluções são algumas das atrações.
A ponte Santa Clara também vai estar sem carros no sábado, das 14h00 às 18h00, e vai acolher diversas atividades desportivas e também uma oficina de soluções. Com estas oficinas, a autarquia pretende, como explicou Ana Bastos, pôr “as crianças a pensar a cidade” e a apresentarem sugestões num encontro que vai decorrer às 17h30 na ponte e que conta com a presença da vereadora.
No domingo, entre as 9h00 e as 19h00, vai encerrar ao trânsito a Avenida João das Regras, entre o Portugal dos Pequenitos e a zona da rotunda com a Avenida Inês de Castro. Os visitantes vão encontrar naquela área uma feira de artesanato no asfalto, atividades desportivas e culturais e insufláveis. Destaque, também, para o passaporte do ciclista, que convida os ciclistas a percorrerem diversos espaços, a carimbarem o seu passaporte e a habilitarem-se, no fim, ao sorteio de uma bicicleta.
A 19 de setembro, às 9h30, vai realizar-se uma visita à obra do Metro Mondego, ao troço entre o Areeiro e a Praça 25 de Abril, com paragens em algumas das estações e outros espaços do traçado.
No dia 20 o programa segue, a partir das 16h00, a bordo do Basófias e vai ser do leito do Mondego que decorrerá uma visita explicativa das obras executadas ao longo das margens do rio. Esta atividade é limitada a 50 participantes, que se devem inscrever através do email semanadamobilidade22@cm-coimbra.pt.
A 21 de setembro, às 14h30, no Salão Nobre da autarquia, decorre uma conferência que traz a debate, entre outras questões, a mobilidade sustentável do Município, o desenvolvimento da rede de ciclovias no espaço central e as obras do Metrobus. Será também apresentada a plataforma “Waze Coimbra”.
No dia 22, último dia das comemorações, vai ser consignada a empreitada de construção do emissário na Avenida Aeminium da Águas do Centro Litoral. Abre também ao público o passeio ribeirinho, entre a Ponte de Santa Clara e o Açude-Ponte. Depois da abertura parcial no início do mês, esta área ficará assim totalmente disponível para o usufruto da população.
Veja o vídeo do direto NDC:
PUBLICIDADE