Coimbra
Rua da Sofia cortada ao trânsito (para umas brincadeiras)
A 3ª edição da iniciativa “Encontro com a Sofia” e o concerto comemorativo da inauguração do Palácio da Justiça vão decorrer na Rua da Sofia no próximo sábado, dia 29 de junho. Devido à realização desses eventos, a Rua da Sofia vai estar encerrada ao trânsito e vai haver alteração do sentido de trânsito na Rua Dr. Manuel Rodrigues e num trecho da Rua João Machado, sendo certo que se a tradição ainda for o que era será um dia complicado para circular no centro de Coimbra.
As celebrações do 11º aniversário da Rua da Sofia como Património Mundial da UNESCO e o concerto comemorativo da inauguração do Palácio da Justiça vão obrigar ao corte de trânsito na Rua da Sofia no próximo sábado, dia 29 de junho, e consequentemente à alteração do sentido de trânsito na Rua Dr. Manuel Rodrigues e num trecho da Rua João Machado, avisa a autarquia.
Assim, no sábado, dia 29 de junho, a Rua da Sofia vai estar encerrada ao trânsito automóvel, desde a Praça 8 de Maio até ao entroncamento da Rua João de Ruão das 10h00 até às 18h00; e desde o entroncamento da Rua Dr. Manuel Rodrigues até ao entroncamento com a Rua João Machado das 10h00 até às 24h00. O sentido de trânsito na Rua Dr. Manuel Rodrigues vai ser invertido, bem como no trecho da Rua João Machado, entre a Rua Rosa Falcão e o início da Rua Figueira da Foz.
A circulação de transportes públicos e demais trânsito pode fazer-se pela Rua João de Ruão, cortando à esquerda para Rua da Sofia e novamente à esquerda para a Rua Dr. Manuel Rodrigues, em direção ao Largo do Arnado (Cindazunda). Outra alternativa será pela mesma rua, Rua João de Ruão, cortando à esquerda para Rua da Sofia e novamente à esquerda para a Rua Dr. Manuel Rodrigues e, depois, à direita para a Rua Rosa Falcão. Na Rua João Machado deve seguir-se em direção à Rua Figueira da Foz ou ao Largo do Arnado (Cindazunda).
O corte de trânsito na Rua da Sofia leva, ainda, a alterações nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Esta interdição obriga a que as linhas que habitualmente circulam por esta artéria utilizem, como alternativa, a Av. Fernão de Magalhães e as ruas de Aveiro e de Saragoça em ambos os sentidos. Assim, as Linhas 2T, 4, 5F, 5T, 6, 6F, 7, 10, 11, 16G, 19T, 24, 25, 27, 28F, 29, 30F, 50, 50T, 103 vão estar sujeitas a pequenas alterações. Já as paragens da Rua João Machado vão permanecer fora de serviço entre as 10h00 e as 24h00, pelo que se aconselha a utilização das paragens instaladas provisoriamente na Rua Dr. Manuel Rodrigues.
Com a rua cortada ao trânsito, haverá lugar para uma programação com música, dança, jogos de tabuleiro, exposições, intervenções artísticas nas montras, eventos quem nem sempre contam com a participação de muito nativos.
A programação começa às 10h00 e prolonga-se até às 18h00, com diversas atividades durante o dia, designadamente “Treino funcional anos 80 – 2Scorpions Studio” (10h30), “Onde estavas nos anos 80? Aqui!” – Tertúlia no Café Sofia e Patins em Linha – Rocket Roller Derby Coimbra (11h00), “Deliciosas Diferenças varrem o preconceito da Rua com música dos anos 80 – Grupo ELUS” (11h30), “A Gelataria Così traz a Tupik de volta à Sofia” (12h00 – 17h00), “Dança – The Season Flowers – Associação Cultural e Recreativa de Coimbra e Escola de Dança Arte Corpo – EDAC” (14h00 – 15h00), bem como um concerto Peter Suede (15h00) e, às 16h00, um concerto Raquel Ralha & Pedro Renato.
Paralelamente, entre as 10h00 e as 18h00, vai haver descontos e promoções, DJs Set, “Brincar no 25 de Abril”, pelo Centro Social e Cultural 25 de Abril, artes marciais na Livraria Casa do Castelo, música ao vivo na Cavalinho Coimbra, jogos com o Museu Z X Spectrum no Centro Comercial Sofia. Estão ainda previstas as iniciativas “Cabine da Palavra – Memórias dos anos 80 na Rua da Sofia” por Nelson Ricardo Martins; “Cicloficina da Coimbr’a Pedal” no Café Sofia; instalação “Escritório vintage da Previdência Portuguesa” na Pastelaria Penta; uma exposição de clássicos dos anos 80 dos Encontros dos Clássicos de Coimbra; uma feira do disco & mercado vintage Lucky Lux Record Store, pela Associação Herança do Passado; instalações nas montras por Élia Ramalho e instalação de Paoletti Avelar; e muito mais.
Related Images:
PUBLICIDADE