Portugal

RTP está a trabalhar na refundação do canal de notícias RTP3

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 18-06-2024

O presidente do Conselho de Administração da RTP, Nicolau Santos, defendeu hoje a necessidade de refundar a RTP3, já que o canal de notícias tem estado a perder terreno face à concorrência.

PUBLICIDADE

O objetivo é “uma refundação da RTP3”, afirmou Nicolau Santos, que falava na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no âmbito da audição da entidade.

“Nenhum Conselho de Administração tem poder de fechar canais, só uma decisão do acionsita Estado é que pode levar” ao fecho ou abertura de um canal, asseverou Nicolau Santos, em resposta ao Bloco de Esquerda (BE).

PUBLICIDADE

No caso da RTP3, “temos um problema”, porque “efetivamente estamos a concorrer com outros canais e estamos a perder”, assumiu o gestor.

A RTP3 concorre com o canais de notícias SICN, CNN e, desde segunda-feira, com o Now.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Os outros canais têm, em termos de contratação, uma margem de manobra mais elevada.

“Quando chegámos [à RTP] havia uma política de pagamento a comentadores que era manifestamente surpreendente”, caracterizou, já que não havia equidade.

Agora, a RTP3 paga 350 euros, com mínimo de 150 euros, por participação.

“Pagamos bastante menos que os outros e eles têm mais capacidade de escolher” os comentadores, argumentou Nicolau Santos, referindo que no quadro de renovação dos estúdios vão pensar no que fazer à RTP3: se é preciso alterar programação, um diretor para o canal [atualmente depende do diretor da RTP1], apresentadores, entre outros.

“Estamos a trabalhar nisso, os resultados em televisão não são imediatos, é algo que vamos fazer”, insistiu.

Por várias vezes, Nicolau Santos defendeu a necessidade da RTP ter capacidade de contratar, de “poder contratar” alguém para um determinado projeto num determinado momento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE