Coimbra
Romaria do Espírito Santo em Coimbra começa dia 18, mas já pode comer farturas e andar nos carrósseis
A tradicional Romaria do Espírito Santo no largo dos Olivais, em Coimbra, tem início no dia 18 de maio, mas a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais decidiu antecipar o evento permitindo que os espaços de venda de farturas e os carrósseis infantis já estejam a funcionar esta semana.
A novidade foi revelada esta quinta-feira, 9 de maio, na conferência de imprensa de apresentação dos eventos previstos para os meses de maio e junho na maior freguesia do concelho de Coimbra.
PUBLICIDADE
As propostas arrancam já no dia 11 de maio (sábado), pelas 21:00, com a realização de um concerto solidário na Igreja de São José a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro. Um espetáculo que contará com a Sociedade Filarmónica Louriçalense e o Coro Municipal Marquês de Pombal.
A anteceder a Romaria do Espírito Santo, tem lugar no mesmo recinto entre 13 e 16 de maio a 1.ª edição da Feira das IPSS. 17 instituições da freguesia vão divulgar o seu trabalho, com a verba angariada a reverter na totalidade para cada uma das entidades.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com o presidente da junta Francisco Rodeiro
No mesmo dia da inauguração da Romaria do Espírito Santo (18 de maio), a junta de freguesia de Santo António dos Olivais promove entre as 10:30 e as 18:00 o Hospitalid’Arte. No Parque Linear do Vale das Flores, estarão disponíveis neste festival infantil insulfláveis, jogos tradicionais, pinturas faciais, música e dança.
Quanto à Romaria do Espírito Santo, arranca dia 18 de maio e dura até 16 de junho. No largo dos Olivais, vão estar 19 stands com principal destaque para o artesanato, mas onde não faltam os tradicionais espaços de venda de farturas e os carrósseis para o público infantil e juvenil.
Quinquilharia, calçado, louça de Coimbra, livros, quadros, rendas, costura ao vivo e quadros pirogravados são alguns dos produtos que vão poder encontrar no recinto.
Carregue na galeria com o executivo da junta de Santo António dos Olivais
A animação musical está garantida nas noites de sexta-feira e sábado e tardes de domingo. O Encontro Ibérico de Cultura e Tradição com 3 grupos folclóricos portugueses e um grupo espanhol vindo de Cenicientos tem lugar na primeira noite da Romaria.
Tiago Silva (25 de maio), Arte Públika (29 de maio) e Beatriz Villar (14 de junho) são os cabeças de cartaz da iniciativa que conta com atuações de grupos de jazz, música típica, coro, dança, filarmónica, folclore e karaoke, entre outras propostas musicais.
Na programação religiosa, assinale-se a chegada do Cortejo do Imperador aos Olivais na manhã de 26 de maio e a missa solene e procissão de Santo António na noite de 13 de junho. Neste dia, tem lugar durante todo o dia a benção e distribuição do pão de Santo António.
No dia 15 de junho, decorre o desfile de marchas populares na freguesia. A partir das 20:30, vão atuar no Largo dos Olivais a Marcha Popular da Cegonheira, Marcha do Grupo Artístico de Ribeira de Frades, Marcha de Vilamar, Marcha de Travanca do Mondego e a Marcha de Santo António dos Olivais.
Recorde-se que a Romaria do Espírito Santo teve início no século XIII, sendo realizada anualmente nos terrenos junto à Igreja de Santo António dos Olivais. A tradição manteve-se, só que a construção da Circular Interna e a requalificação do largo nos anos 90 do século passado levaram a que se tivesse lugar mas numa dimensão mais reduzida.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação dos eventos
Related Images:
PUBLICIDADE