Desporto
“Rivalidade saudável” entre os treinadores da Académica e União
A oferta de uma garrafa de vinho, por parte do treinador do Clube União 1919, ao técnico da Académica/OAF,SDUQ significou esta quinta-feira, 7 de setembro, que o encontro deste sábado entre as duas equipas será amigável e de uma “rivalidade saudável” entre as duas formações.
João Pedro Duarte, da formação da “Cruz de Santiago”, afirmou que este jogo servirá para as pessoas mais antigas “reviverem as memórias” e aos mais novos, aqueles que desconhecem um pouco da história deste dérbi, “reescrever a história”. “Vemos isto com responsabilidade e como uma oportunidade de valorizar o nosso trabalho, mostrando que somos organizados e competentes. Depois, queremos desfrutar do jogo”, referiu o técnico unionista.
Tiago Moutinho, do lado dos “estudantes”, disse que os seus atletas se foram apercebendo da importância desta partida, mas reconheceu que o objetivo é vencer o adversário na “nossa fortaleza” para, dessa forma, “ir o mais longe possível na competição”. “O União tem feito um início de campeonato muito interessante. É uma equipa bem organizada, que procura jogar alta no campo e que pressiona o adversário na primeira fase de construção”, referiu.
Carregue na galeria e veja as imagens da conferência de imprensa
Sobre o “onze” que irão apresentar, Tiago Moutinho revelou que irão jogar “os que estão mais preparados para o jogo”, dizendo apenas que a titularidade da baliza será entregue a Bernardo Santos. Do lado de João Pedro Duarte, não houve qualquer referência, admitindo que gostaria de chegar a este encontro com mais jogos oficiais – neste momento, só jogou duas jornadas no Campeonato de Portugal.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com os dois treinadores
O jogo entre a Académica e o União 1919 realiza-se no sábado, 9 de setembro, pelas 17:30 no Estádio Cidade de Coimbra. Até agora, as duas equipas já se defrontaram 10 vezes, com os “estudantes” a conquistarem seis partidas, a empatarem duas e o clube da Arregaça a vencer em duas ocasiões.
As vitórias unionistas ocorreram todas na temporada de 1948/49 (ambas por 1-0) e para o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona B. Em 1979, em partida a contar para a 8ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Centro, o União de Coimbra estava a perder por 1-0 no Estádio Municipal de Coimbra quando os adeptos unionistas invadiram o campo. A partida foi interrompida aos 64 minutos, com a Federação Portuguesa de Futebol a atribuir a vitória à Académica por 3-0.
Os empates (a zero) ocorreram em 1980 e 1981. A partir daqui, a Briosa venceu os restantes jogos na 2.ª Divisão Zona Centro com vitórias por 5-1 (1981/82), 3-2 e 5-1 (1982/83) e 3-1 e 3-2 (1983/84). Por curiosidade, as duas formações conimbricenses nunca se defronraram nesta competição: Taça de Portugal.
Related Images:
PUBLICIDADE