Desporto

“Rivalidade saudável” entre os treinadores da Académica e União

António Alves | 1 ano atrás em 08-09-2023

A oferta de uma garrafa de vinho, por parte do treinador do Clube União 1919, ao técnico da Académica/OAF,SDUQ significou esta quinta-feira, 7 de setembro, que o encontro deste sábado entre as duas equipas será amigável e de uma “rivalidade saudável” entre as duas formações.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

João Pedro Duarte, da formação da “Cruz de Santiago”, afirmou que este jogo servirá para as pessoas mais antigas “reviverem as memórias” e aos mais novos, aqueles que desconhecem um pouco da história deste dérbi, “reescrever a história”. “Vemos isto com responsabilidade e como uma oportunidade de valorizar o nosso trabalho, mostrando que somos organizados e competentes. Depois, queremos desfrutar do jogo”, referiu o técnico unionista.

Tiago Moutinho, do lado dos “estudantes”, disse que os seus atletas se foram apercebendo da importância desta partida, mas reconheceu que o objetivo é vencer o adversário na “nossa fortaleza” para, dessa forma, “ir o mais longe possível na competição”. “O União tem feito um início de campeonato muito interessante. É uma equipa bem organizada, que procura jogar alta no campo e que pressiona o adversário na primeira fase de construção”, referiu.

Carregue na galeria e veja as imagens da conferência de imprensa

Sobre o “onze” que irão apresentar, Tiago Moutinho revelou que irão jogar “os que estão mais preparados para o jogo”, dizendo apenas que a titularidade da baliza será entregue a Bernardo Santos. Do lado de João Pedro Duarte, não houve qualquer referência, admitindo que gostaria de chegar a este encontro com mais jogos oficiais – neste momento, só jogou duas jornadas no Campeonato de Portugal.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com os dois treinadores

 

O jogo entre a Académica e o União 1919 realiza-se no sábado, 9 de setembro, pelas 17:30 no Estádio Cidade de Coimbra. Até agora, as duas equipas já se defrontaram 10 vezes, com os “estudantes” a conquistarem seis partidas, a empatarem duas e o clube da Arregaça a vencer em duas ocasiões.

As vitórias unionistas ocorreram todas na temporada de 1948/49 (ambas por 1-0) e para o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona B. Em 1979, em partida a contar para a 8ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Centro, o União de Coimbra estava a perder por 1-0 no Estádio Municipal de Coimbra quando os adeptos unionistas invadiram o campo. A partida foi interrompida aos 64 minutos, com a Federação Portuguesa de Futebol a atribuir a vitória à Académica por 3-0.

Os empates (a zero) ocorreram em 1980 e 1981. A partir daqui, a Briosa venceu os restantes jogos na 2.ª Divisão Zona Centro com vitórias por 5-1 (1981/82), 3-2 e 5-1 (1982/83) e 3-1 e 3-2 (1983/84). Por curiosidade, as duas formações conimbricenses nunca se defronraram nesta competição: Taça de Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE