Desporto

Rio Ave aproveita erro da Académica e garante meias-finais da Taça de Portugal

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 06-02-2014

O Rio Ave venceu hoje a Académica de Coimbra, por 1-0, e com este resultado garantiu o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol pela quarta vez.

O golo nasceu de um erro do guarda-redes da “briosa”, Ricardo, aos 77 minutos, que, estando adiantado, aliviou a bola para os pés de Braga e este rematou de pronto para a baliza deserta, oferecendo o triunfo aos vila-condenses.

PUBLICIDADE

publicidade

No primeiro tempo pouco se viu de futebol, com as duas equipas a mostrarem demasiadas cautelas e pouca ambição ofensiva, num relvado muito enlameado, inimigo de um jogo fluido.

Nesta toada, as situações de golo praticamente não existiram na etapa inicial. O Rio Ave apenas dispôs de uma situação de algum perigo quando Hassan, já depois do minuto 20, cabeceou para Ricardo defender para canto.

Já a turma de Coimbra recolheu para o balneário sem esboçar uma jogada que causasse problemas aos vila-condenses, ajustando-se, por isso, o nulo com que se chegou ao intervalo.

O descanso terá feito bem aos dois conjuntos, que entraram para o segundo tempo com uma melhor dinâmica e, sobretudo, com maior balanço atacante, materializado numa mão cheia de jogadas perigosas.

A Académica até foi a primeira equipa a assinar as oportunidades mais flagrantes. Primeiro com um remate forte de Salvador Agra, e, depois, num cabeceamento de João Real que Tiago Pinto desviou em cima da linha de golo.

PUBLICIDADE

publicidade

O Rio Ave não se intimidou, e respondeu com uma investida de Braga que, depois de se isolar, surgiu em posição privilegiada, mas permitiu que Ricardo defendesse com o pé.

O avançado dos vila-condenses e o guarda-redes da Académica voltariam a ser protagonista no lance seguinte, mas com maior felicidade para os locais.

Após um atraso de Marcelo, Ricardo, com pouco tempo de reação, foi obrigado a aliviar a bola e, com um pontapé defeituoso, colocou-a nos pés de Braga, que, pouco depois do meio campo, rematou para o único golo da partida.

A Académica ainda tentou responder nos últimos instantes, mas sem coerência suficiente para incomodar um Rio Ave que se fechou bem para segurar a presença na meia-final da Taça de Portugal, quatro anos depois da última presença (2009/10), em que foi eliminado pelo FC Porto.

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.

Rio Ave – Académica de Coimbra, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Braga, 77 minutos.

Equipas:

– Rio Ave: Ederson, Lionn, Marcelo, Roderick, Tiago Pinto, Filipe Augusto (Luís Gustavo, 90+2), Tarantini, Diego Lopes (Pedro Santos, 75), Ukra, Hassan (André Vilas Boas, 86) e Braga.

(Suplentes: Ventura, Luís Gustavo, André Vilas Boas, Júlio Alves, Sandro Lima, Velikonja e Pedro Santos).

Treinador: Nuno Espírito Santo.

– Académica: Ricardo, Marcelo, João Real (Ougu, 90+2), Halliche, Djavan, Fernando Alexandre, Makelele, Cleyton (Diogo Valente, 72), Salvador Agra, Rafael Lopes e Ivanildo (Moussa, 83).

(Suplentes: Peiser, Anibal, Marinho, Moussa, Diogo Valente, Nuno Piloto e Ogu).

Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartões amarelos para Halliche (26), Salvador Agra (53), Tarantini (53), Tiago Pinto (69), Pedro Santos (90).

Assistência: cerca de 1.000 espetadores.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE