Desporto
Ricardo Morgado garante presença da Académica na Liga Sénior de Basquetebol
A Associação Académica de Coimbra (AAC) informa através de comunicado que confirmou hoje, dia 1, à Federação Portuguesa de Basquetebol que a sua equipa participará no escalão sénior masculino da Liga Portuguesa de Basquetebol. É conhecido, e não o escondemos, que tal esteve para não acontecer, salienta Ricardo Morgado
PUBLICIDADE
A nota de imprensa da AAC informa que “Com a decisão do anterior presidente da Secção de Basquetebol de não continuar, devido a problemas de saúde, abriu-se um vazio de poder na Secção. Ao longo dos últimos meses foram tomadas várias diligências para solucionar esta situação. Foi decisão das instâncias superiores da AAC não continuar na Liga Portuguesa sem uma direção na Secção de Basquetebol.”
Estar presente numa prova como esta sem uma direção, sem capital humano e sem um projeto forte e credível seria um risco que poderia colocar em causa toda a estrutura da AAC. Essa foi já uma receita utilizada há uns anos, que nada de bom trouxe ao Basquetebol da Académica, lamenta a direcção da Académica.
A equipa de Ricardo Morgado adianta que “Não escondemos também a nossa desilusão em todo este processo. A Secção de Basquetebol, com os seus 85 anos, é uma das mais históricas na AAC. São muitas e boas as pessoas que de alguma forma estão ligadas ao Basquetebol da Académica. É nestes momentos, de dificuldade e receio, que o academismo, a paixão e a responsabilidade têm que vir ao de cima. Tal não aconteceu, ou esteve para não acontecer.” A pouco tempo do prazo que tínhamos para responder à FPB e graças a um esforço conjunto da Direção Geral da AAC, Conselho Desportivo da AAC, Conselho Fiscal da AAC e Associação de Basquetebol de Coimbra foi possível encontrar uma solução que garantisse um projeto e uma liderança para o Basquetebol da Académica”.
Assim, depois de muito esforço de Ricardo Morgado, a Académica revela que o arquiteto e ex-atleta da Secção de Basquetebol de Coimbra, João Bigotte de Almeida será o futuro Presidente da Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra, acrescentando que ” Terminou há pouco uma reunião com João Bigotte de Almeida e as estruturas desportivamente competentes da AAC onde foram traçados os principais objetivos para a época desportiva que se avizinha e para a reestruturação da Secção de Basquetebol. Em nome da AAC gostaríamos de demonstrar publicamente a confiança e agradecer o academismo demonstrado pelo futuro presidente da Secção”.
Ricardo Morgado considera que este é um momento decisivo para o Basquetebol da Académica. “A situação financeira da Secção é gravosa. Por vezes, foram cometidos atos de gestão irresponsável nos últimos anos, fazendo com que hoje a AAC e nomeadamente a Secção de Basquetebol tenham que traçar um plano de reabilitação sério e urgente que obrigará a enormes sacrifícios. Estes atos, de uma irresponsabilidade atroz, não passarão em branco”, afiança, antes de acrescentar que A AAC abriu já um processo interno para averiguar sobre quem recaem as responsabilidades pela situação atual e agirá com pulso firme.
A AAC considera que se abre agora um novo ciclo e apela a todos aqueles que gostam do Basquetebol da Académica para que se juntem e ajudem na construção desta nova etapa.
Related Images:
PUBLICIDADE