Região
Réveillon condiciona circulação em Coimbra a partir desta segunda-feira
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra informa que, no âmbito da preparação do Programa de Fim de Ano Coimbra, vão ocorrer condicionamentos de trânsito e de estacionamento, a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de dezembro, concentrados no Largo da Portagem e artérias envolventes
Condicionamentos de trânsito:
PUBLICIDADE
A preparação da festa de Fim de Ano Coimbra, que vai levar milhares de pessoas à Baixa de Coimbra, na noite de sábado, dia 31, implica diversos cortes e condicionamentos de trânsito e de estacionamento. Já a partir de segunda-feira, dia 26, e até sexta-feira, dia 30 de dezembro, entre as 08h30 e as 20h00, vai ser suprimida a via Bus, na Avenida Emídio Navarro. Esta supressão mantém-se ainda entre as 08h30 de 31 de dezembro e as 10h00 do dia 01 de janeiro.
Por sua vez, no sábado, dia 31 de dezembro, a partir das 20h30, decorrem, gradualmente, os principais condicionamentos. Assim, a partir das 21h30 de dia 31 de dezembro e até às 05h00 de 01 de janeiro, o trânsito vai estar interdito nos seguintes locais: Rotunda da Rua do Brasil/Rua da Alegria com a Avª. Emídio Navarro; Rua da Alegria com Rua de Olivença; Couraça da Estrela com Rua da Alegria; Avª. Inês de Castro com Avª. João das Regras (acesso à Ponte de Santa Clara); Avª. Conimbriga com Ponte de Santa Clara; Rua António Granjo (junto à Estação Nova); Largo das Ameias com Rua da Sota e Rua Adelino Veiga. Já entre as 10h00 de 31 de dezembro e as 10h00 de 01 de janeiro, a Couraça da Estrela estará também cortada.
Interdições de estacionamento:
Por outro lado, vão decorrer ainda interdições no estacionamento em várias zonas: Praça do Comércio (Praça do Comércio – entre as 00h00 de 26 de dezembro e as 20h00 de 02 de janeiro; Rua Sargento Mor, Rua dos Gatos, Adro de Cima, Rua Adelino Veiga e largo do Paço Conde, no período compreendido entre as 00h00 de 26 de dezembro e as 20h00 do dia 02 janeiro; Adro de Cima – entre as 00h00 de 31 de dezembro e as 06h00 de 01 de janeiro; Rua da Sota – entre as 00h00 de 26 de dezembro até às 20h00 de 02 de janeiro); Largo da Portagem (Avª Emidio Navarro – entre o Hotel Astória e a Estação de Coimbra A – das 00h00 de 31 de dezembro às 05h00 de 01 de janeiro; Avª Emídio Navarro – entre o entroncamento coma Rua da Alegria e o Burguer King e parque de Estacionamento frente ao Hotel Astória – das 00h00 de 31 de dezembro e as 07h00 de 01 de janeiro); e Couraça da Estrela (sem estacionamento entre as 00h00 de 31 de dezembro e as 07h00 de 01 de janeiro e sem circulação de veículos, no período compreendido entre as 14h00 de 31 de dezembro e as 05h00 de 01 janeiro).
Estacionamento para visitantes:
Em alternativa, a CM de Coimbra concentra ainda uma lista de vários parques de estacionamento, que podem ser utilizados pelos visitantes.
Parque de Estacionamento do Parque Verde – Margem Direita:
– Acesso livre das 00h00 de dia 31 de dezembro até às 07h00 de dia 01 de janeiro
– Capacidade elevada de estacionamento
Parque de Estacionamento da Praça da Canção:
– Acesso livre das 00h00 de dia 31 de dezembro até às 07h00 de dia 01 de janeiro
– Capacidade elevada de estacionamento
Parque de Estacionamento do Convento São Francisco:
– Parque gratuito a funcionar ininterruptamente até às 07h00 de dia 01 de janeiro
– Capacidade elevada de estacionamento
Parque de Estacionamento do Mercado Municipal D. Pedro V:
– Acesso livre das 21h00 de dia 31 de dezembro até às 07h00 de dia 01 de janeiro
– Capacidade moderada de estacionamento
Restrições à Ocupação do Espaço Público e ao exercício da atividade de venda ambulante e de restauração e/ou bebidas de caráter não sedentário:
Entre as 18h00 de 31 de dezembro e as 06h00 de 01 de janeiro, a CM de Coimbra determinou a proibição do exercício da atividade de venda ambulante e a atividade de restauração e bebidas de caráter não sedentário, dentro e no perímetro abrangido pela Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Largo da Portagem, Avenida Emídio Navarro, Largo das Ameias, Avenida Fernão de Magalhães, zona do Arnado, Rua Simões de Castro, Rua João de Ruão, Rua da Sofia, Praça 8 de maio, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Largo do Mercado Municipal D. Pedro V, Avenida Sá da Bandeira e Rua Martins de Carvalho. Já no que concerne às licenças de ocupação do espaço público estas vão estar suspensas no eixo constituído pelo Largo da Portagem, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio e da Praça do Comércio, entre 18h00 de 31 de dezembro e as 06h00 de 01 de janeiro. Por suas vez, entre as 18h00 de 31 de dezembro e as 06h00 do dia 01 de janeiro, a CM de Coimbra autoriza os estabelecimentos de restauração e/ou bebidas localizados no eixo composto pela Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Largo da Portagem, Praça do Comércio e vias adjacentes a, caso pretendam, a ocupar o espaço público com balcão de atendimento direto para o exterior, “não podendo, estes equipamentos exceder, em caso algum, a largura da porta de entrada do estabelecimento acrescida de 1,00 metro para cada lado e uma profundidade em relação à mesma de 1,50 metros e em cumprimento das condições de segurança previstas no artigo 5.º do Regulamento Municipal de Ocupação do Espaço Público, Publicidade e Propaganda”. ~~
Recorde-se que o Fim de Ano em Coimbra 2022 conta atrair ao coração da cidade largos milhares de pessoas. E motivos para que todos se juntem naquele que é já um dos eventos com maior notoriedade e um dos mais concorridos a nível nacional não faltam.
O cartaz junta propostas ecléticas e muito apetecíveis, numa programação que conjuga projetos musicais de grande qualidade e que foi pensada para agradar a todos.
A festa arranca às 21h30 no palco da Portagem, com a atuação dos djs entertainers Kiss Kiss Bang Bang, seguindo-se a mítica banda Per7ume que nos vai transportar até aos últimos minutos deste ano.
No final das duas primeiras atuações da noite, chega a sempre emotiva contagem decrescente para a transição de ano, que será acompanhada por um countdown exibido nos ecrãs led do palco principal.
A entrada em 2023 é assinalada com um grande espetáculo de fogo de artifício e, logo a seguir, a festa fica por conta dos Gipsy Kings. Ao palco regressam os djs Kiss Kiss Bang Bang quando forem 01h45, terminando a atuação às 04h00.
Para que todos possam usufruir, em pleno, desta data festiva, a Câmara Municipal de Coimbra tem preparado um Plano de Coordenação e Segurança, que será apresentado em breve e que garante todas as condições de logística e acessibilidade para que 2023 chegue com a festa que a cidade merece, garantindo a segurança de todos os participantes.
Related Images:
PUBLICIDADE