Coimbra
Restaurante Il Tartufo destruído por incêndio. Fogo atinge edifício vizinho em Coimbra
O restaurante Il Tartufo foi domingo, 29 de dezembro, totalmente consumido pelas chamas. O fogo atingiu um edifício vizinho e provocou ferimentos com gravidade num homem de 49 anos.
O alerta foi dado às 08:25 e, quando os bombeiros chegaram ao local, “o edifício estava totalmente tomado pelas chamas”, como explicou o comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.
Paulo Palrilha disse que o combate às chamas foi dividido por quatro setores, sendo o principal o edifício do restaurante pizzaria na Rua da Sota (traseiras do Hotel Astória).
Por volta das 11:00, o fogo foi dado como controlado, mas o que é certo é que por volta das 09:30 a situação colocou em risco habitações vizinhas, o que obrigou nessa altura à retirada de mais moradores daquele quarteirão.
Veja os vídeos de Pedro Vicente com os primeiros momentos do incêndio
Com a chegada dos bombeiros, os habitantes dos edifícios vizinhos (entre o restaurante e o Centro de Ajuda da Igreja Universal Reino de Deus) foram evacuados. Ao todo, e de acordo com o presidente da câmara José Manuel Silva, foram retiradas das suas casas 35 pessoas.
Neste espaço de culto, ainda teve início às 09:30 uma reunião habitual de domingo, mas que foi obrigada a terminar meia hora depois por indicação dos responsáveis. No interior do edifício encontravam-se mais de meia centena de fiéis que, aos poucos, foram saindo para a zona do Largo da Sota.
Controlado o fogo, os elementos da Proteção Civil entraram em todos os edifícios para avaliar se podiam, ou não, voltar a acolher os seus habitantes. Apesar de terem sido “tocados pelas chamas”, o regresso por volta das 13:00 ainda estava a ser avaliado pelos serviços.
Em jeito de balanço, há a registar seis pessoas desalojadas. Quatro deles serão realojados pelo proprietário do restaurante, enquanto os outros dois ficarão a cargo da Proteção Civil Municipal.
De referir ainda que um dos funcionários (homem de 49 anos) do restaurante IlTartufo sofreu ferimentos com alguma gravidade. “Sofreu uma paragem cardiorrespiratória, que foi revertida ainda no local, tendo sido depois transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra”, afirmou Paulo Palrilha.
Para além do restaurante, o tardoz deste espaço também sofreu danos causados pelas chamas.
No combate às chamas estiveram mais de sete dezenas de elementos de várias corporações da região, bem como tiveram o apoio de elementos da PSP, Polícia Municipal e INEM.
Veja os Diretos do Notícias de Coimbra no local
Related Images:
PUBLICIDADE