“Um monstro de automóvel construído para o rali, o drift e o desempenho em pista, adaptado à estrada.” Estas palavras resumem os objetivos do desenvolvimento e da engenharia do Renault 5 Turbo 3E, o automóvel de estrada mais potente e mais avançado de sempre da Renault. Um modelo espetacular que encarna as qualidades que sempre definiram a marca Renault e inspiraram a sua direção e os seus colaboradores: a paixão pelo desporto, o espírito competitivo e a procura da inovação.
O Renault 5 Turbo 3E retoma a herança emblemática dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80. Dois demónios da velocidade, que marcaram a sua época com os seus impressionantes desempenhos em ralis, e que são hoje muito procurados como automóveis de coleção. Mas é também mais do que isso. Modernizado, inovador, elétrico, ainda mais exuberante e potente do que os seus antecessores, afirma a sua identidade como o primeiro de uma nova classe de automóveis: os mini-supercarros. Tal como os automóveis de maiores dimensões, possui especificações técnicas impressionantes (540 cv, 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos, superestrutura em carbono, etc…), ao mesmo tempo que oferece um elevado nível de personalização para responder a todas as necessidades. Além disso, tem uma relação comprimento/largura mínima de 2.01, o que o coloca ao mesmo nível de um supercarro, mas num formato compacto de hot hatch.
Construído sobre uma plataforma personalizada e adaptada às suas ambições e desempenhos, o Renault 5 Turbo 3E é o resultado de uma colaboração entre a Renault, a Alpine Cars e os seus parceiros, que colocaram à disposição a sua experiência e o seu know-how para os principais componentes, como os motores das rodas e a superestrutura em fibra de carbono.
PUBLICIDADE
Por fora, o Renault 5 Turbo 3E foi concebido como um supercarro: exuberante – como o testemunham o para-choques proeminente e as extensões das asas traseiras – sem nunca se afastar da procura de desportivismo, agilidade e aerodinâmica otimizada. Num automóvel elétrico, a aerodinâmica desempenha um papel fundamental na sua eficácia, a par do peso.
O design do Renault 5 Turbo 3E é naturalmente inspirado nos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais. Alguns elementos e caraterísticas são reconhecíveis no recente Renault 5 E-Tech elétrico, como os faróis traseiros e os espelhos retrovisores, mas a ideia principal do projeto foi reavivar a herança icónica destes dois modelos dos anos 80, utilizando tecnologias de ponta para mostrar as suas credenciais modernas e otimizar o desempenho. Este é o conceito de design retro-futurista já aplicado ao Renault 5 e ao Renault 4, renascidos como Renault 5 E-Tech elétrico e Renault 4 E-Tech elétrico.
Para reavivar a base genética dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, o Renault 5 Turbo 3E é construído sobre uma nova plataforma, com uma arquitetura de tração traseira especificamente desenvolvida. Comparado com o Renault 5 E-Tech elétrico (3,92m de comprimento e 2,54m de distância entre eixos), o para-brisas foi recuado e a distância entre eixos aumentada (2,57m) para obter dimensões verdadeiramente espetaculares (4,08m de comprimento, 2,03m de largura, 1,38m de altura) que evidenciam as linhas sofisticadas. O pilar do para-brisas, por exemplo, parece fundir-se com as rodas dianteiras. Com estas dimensões, o Renault 5 Turbo 3E tem o comprimento de um citadino e a largura de um supercarro. Com o seu desempenho combinado, criou a categoria dos “mini-supercarros”.
Na frente, o Renault 5 Turbo 3E mantém o mesmo esquema dos seus antecessores: faróis quadrados – agora com tecnologia LED – que se fundem com o bordo do capot, uma faixa estreita com três secções centrais e dois faróis quadrados suplementares, originalmente de longo alcance, agora substituídos por luzes diurnas LED.
O difusor aerodinâmico que circunda o para-choques e a grande saída de ar, no capot, ajudam a otimizar a força descendente para um equilíbrio perfeito entre a frente e a traseira. Para maximizar a eficiência do fluxo de ar, as entradas de ar nas zonas laterais do para-choques dianteiro canalizam o ar para a frente das rodas, enquanto as grelhas laterais nas asas traseiras canalizam o fluxo sob as luzes, atrás do automóvel. Estamos a referir-nos às grelhas laterais mais altas. As grelhas laterais inferiores arrefecem os travões. A grelha do lado esquerdo também esconde a escotilha de carga.
De lado, um contorno específico enquadra os pilares do para-brisas e a linha do tejadilho do habitáculo, fundindo-se no spoiler traseiro, numa referência aos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais. Um difusor aerodinâmico atravessa a carroçaria entre os dois farolins traseiros. Por baixo do para-choques, um difusor cuja eficácia é maximizada pelo desenho do para-choques, prolonga-se para o exterior de cada um dos lados.
Como um automóvel de 2 portas e 2 lugares, o Renault 5 Turbo 3E esconde rodas de 20 polegadas, cada uma equipada com um motor elétrico, sob as suas extensões das asas. Toda a eletrónica de potência está situada no meio, enquanto a bateria está alojada sob o piso. Esta arquitetura liberta espaço para a bagageira – uma proposta única para um automóvel tão desportivo – ao mesmo tempo que baixa o centro de gravidade.
Tal como o Renault 5 E-Tech elétrico, o Renault 5 Turbo 3E foi desenvolvido em torno de uma plataforma e arquitetura dedicada a automóveis elétricos, para atingir os mais elevados desempenhos, sem compromissos. O objetivo era tornar o automóvel o mais leve possível, para uma agilidade e uma velocidade inigualáveis, de acordo com as normas dos supercarros, ou seja, capaz de cumprir os 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos.
Esta tarefa foi colocada nas mãos da Alpine, cujos engenheiros desenvolveram competências específicas em automóveis desportivos elétricos, com o A110 E-ternity, o A290 e o A390. Uma plataforma de alumínio dedicada foi desenvolvida, capaz de acomodar qualquer arquitetura, enquanto para o grupo propulsor, a opção recaiu em motores montados nas rodas traseiras (arquitetura de tração traseira), para uma vantagem quádrupla: um enorme binário de 4.800 Nm; potência ainda mais imediata do que com um motor elétrico convencional – para um efeito semelhante ao dos turbos de antigamente, mas sem o tempo de resposta; poupanças significativas de peso e de espaço no eixo traseiro; e agilidade reforçada pelo controlo separado dos dois motores.
A bateria está posicionada sob o piso, baixando o centro de gravidade e permitindo que os engenheiros da Alpine responsáveis pela afinação e suspensão, desenvolvam, em pleno, as suas ideias para este automóvel, alcançando a máxima agilidade, um desempenho de cortar a respiração e capacidades espetaculares de drift (com uma função dedicada ao drift e um travão de mão vertical ao melhor estilo dos ralis), para uma verdadeira emoção na condução. Por esta mesma razão, a superestrutura do automóvel é em carbono, um material forte e leve.
O Renault 5 Turbo 3E não pesa mais do que cerca de 1450 kg no total, incluindo a bateria de 70 kWh. Com um grupo propulsor de 540 cv (2 x 200 kW), apresenta uma relação peso/potência excecional de 2,7 kg/cv, semelhante à dos mais emblemáticos supercarros. O tempo previsto para a aceleração de 0-100 km/h é inferior a 3,5 segundos, enquanto a autonomia é de mais de 400 km em estrada (autonomia combinada WLTP, pendente de homologação). O carregamento completo da bateria, em corrente alternada AC, demora cerca de oito horas com o carregador de 11 kW instalado a bordo.
Para uma condução mais desportiva em pista, o Renault 5 Turbo 3E poderá efetuar várias voltas, a quente, a uma velocidade máxima de 270 km/h, antes de iniciar o carregamento rápido em DC até 350 kW, graças à sua arquitetura de 800 volts. O carregamento da bateria dos 15 aos 80% demorará apenas 15 minutos. Para as ultrapassagens, um botão no volante proporciona um aumento de potência. Outro botão permite regular a travagem regenerativa em quatro níveis. Por fim, quatro modos de condução estarão disponíveis com o sistema MULTI-SENSE: Snow, Regular, Sport e Race, que inclui, igualmente, a função de assistência ao drift.
O interior é uma declaração de intenções desportivas, com bancos tipo baquet e cintos de segurança de seis pontos, componentes feitos principalmente em carbono para reduzir o peso do automóvel e recorrendo a materiais de primeira qualidade, como Alcantara para os bancos e o painel de instrumentos. O travão de mão vertical, ao estilo dos ralis, dará o toque final a este ambiente super-desportivo.
Voltados para o condutor, os ecrãs OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas apresentam as informações de condução, de navegação e multimédia, através de uma interface inspirada no painel de bordo dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, proporcionando uma experiência de condução moderna e conectada, esperada de um automóvel homologado para a estrada, mesmo com verdadeiras credenciais desportivas. A este respeito, o sistema OpenR Link com Google integrado, já presente no Renault 5 e no Renault 4 E-Tech elétrico, permitirá o acesso a uma vasta gama de serviços Google, atualizados continuamente ao longo dos meses e dos anos. Entre eles, o Google Maps, que permite ao condutor planear a sua viagem e programar o carregamento até ao seu destino.
O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em várias cores exteriores e interiores, algumas recordando as cores históricas do Renault 5 Turbo e Turbo 2, como o Rouge Grenade dos modelos de produção, ou o amarelo, branco e preto do modelo de rali “Tour de Corse 1982”. Novas opções de cores “gentleman driver” ou contemporâneas também estarão disponíveis.
Simultaneamente, os clientes terão à sua disposição um vasto leque de opções de personalização, desde a decoração exterior até aos acabamentos interiores (bancos, painel de bordo, painéis das portas, consola central, etc…). Juntamente com os designers da Renault, poderão combinar as variantes para criar o seu próprio automóvel, verdadeiramente único.
Com o Renault 5 Turbo 3E (o mini-supercarro) a ocupar um lugar ao lado do Renault 5 E-Tech elétrico (o utilitário) e Alpine A290 (o utilitário desportivo), o Grupo Renault aplica a fórmula já vista nos anos 80 com o Renault 5, o Renault 5 Alpine e o Renault 5 Turbo: a imagem arrojada e as fortes credenciais da Renault aliadas ao espírito competitivo e à competência da Alpine.
Ao mesmo tempo, estão a surgir outras forças complementares, como a Ampere para o software e a arquitetura eletrónica, e a Mobilize para o carregamento bidirecional (V2L e V2G), juntamente com uma gama de serviços para facilitar a condução elétrica: Mobilize Smart Charge, Mobilize Charge Pass e Plug & Charge. O Renault 5 Turbo 3E beneficia plenamente da transformação do Grupo Renault, impulsionada pelo plano Renaulution.
Um automóvel excecional para clientes exigentes requer uma abordagem de marketing também ela excecional! O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em vários mercados de referência, como a Europa, o Médio Oriente, o Japão e a Austrália, em 1.980 unidades – em homenagem ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo original – sendo cada uma delas numerada. Os clientes poderão escolher o seu número aquando da encomenda. As reservas serão abertas nas próximas semanas e as primeiras entregas terão lugar no primeiro semestre de 2027.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE