Primeira Página
Religião, tradições e animação em destaque no fim de semana de Coimbra

Imagem: Limitless Visions
Os aguaceiros previstos para o fim de semana em Coimbra aconselham a que se procurem espaços fechados e longe dos pingos da chuva.
Um dos destaques vai para a Missa de Benção dos Ramos que tem lugar no domingo, 13 de abril, pelas 11:15 na Igreja da Sé Nova em Coimbra. Na prática, trata-se do arranque das celebrações da Semana Santa.
A Benção dos Ramos consiste na posse de ramos de oliveira pelos fiéis para serem abençoados durante a missa. Esses ramos têm um significado profundo, representando a homenagem e o reconhecimento da autoridade divina de Jesus Cristo.
PUBLICIDADE
Se tem dúvidas relativamente à Inteligência Artificial, não pode perder o ciclo Conversar é o melhor Remédio no UC Exploratório em Santa Clara, Coimbra.
Às 18:00, Ulyana Motresku, engenheira biomédica,vai moderar uma conversa que parte de uma pergunta: Devemos temer a inteligência artificial? A sessão decorre no espaço da nova exposição do UC Exploratório “Tallking Brains – Programados para falar”.
Caso o tempo permita, os amantes de artesanato dispõem de mais uma edição da Feira do Artesanato Urbano na Praça do Comércio em Coimbra.
O certame decorre ao longo de todo o sábado, 12 de abril, entre as 09:00 e as 19:00. Mais de três dezenas de expositores de produtos artesanais diversos vão marcar presença e a iniciativa será complementada com vários momentos de animação, a cargo do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra, Banda Filarmónica de Ceira e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira.
Na manhã de sábado, a tradição está de regresso à Praça 8 de Maio em Coimbra. Entre as 09:00 e as 13:00, as vendedeiras do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra vão vender Arrufadas para lembrar as alturas em que os “padrinhos” iam à Baixa da cidade comprar os “folares” para oferecer aos afilhados no Domingo de Páscoa.
A Feira do Sótão, no Largo dos Olivais, e a Feira de Velharias e Antiguidades, no recinto da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, são outras das propostas para o dia de sábado, 12 de abril.
Já para domingo, 13 de abril, é a vez da Alameda UC Exploratório receber mais uma edição do Mercadinho da Margem Esquerda. Entre as 10:00 e as 18:00, serão disponibilizadas frutas e produtos hortícolas frescos de época, de produção biológica certificada, de pequena agricultura familiar ou de agricultura responsável, microvegetais, cogumelos shiitake produzidos em serradura de carvalho no Fungi Lab do UC Exploratório, sal da Figueira da Foz, flores, pão de massa mãe, mel premiado da Lousã, produtos regionais como os bolos de cornos e de Ançã, vinhos da Bairrada e queijo DOP Serra da Estrela.
O fim de semana pode servir para visitar algumas exposições com entrada gratuita na cidade. No Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, está o Solo Show do Anozero – Bienal de Coimbra.
“A fábrica das sombras” é o título da exposição que tem curadoria do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) e que traz a Coimbra instalações de Janet Cardiff e George Bures Miller. A visita pode ter lugar entre as 11:00 e as 19:00 de sábado e domingo.
No Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) e na Sala da Cidade, continua em exibição a exposição “Um Silabário por Reconstruir“. Trata-se de um projeto nacional, liderado pelo Município de Coimbra, desenvolvido no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e financiado pela Direção-Geral das Artes.
Durante o fim de semana, o horário de visita no CACC é das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00. Já na Sala da Cidade, a mostra está disponível apenas no sábado entre as 13:00 e as 18:00.
Integrado na programação do “Abril no Feminino“, está convidado a assistir no sábado, pelas 17:00, à conversa sobre “Idadismo. Vamos ou Ficamos? Ficamos”.
A iniciativa decorre a partir das 17:00 no Convento São Francisco e contará com a presença de Maria Manuel Leitão Marques, Cristina Robalo Cordeiro, Rosário Gama e Teresa Mendes. A moderação fica a cargo da jornalista Maria Flor Pedroso.
Também pode visitar a exposição “O Vaguear do Olhar”, com curadoria de Ana Antunes, no Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado. As portas estão abertas no sábado e domingo entre as 10:00 e as 13:00 e das 14:00 às 18:00.
Esta mostra propõe um diálogo entre as obras da Colecção AA Contemporary Art Collection e colecções do Município de Coimbra e do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC), destacando a presença das mulheres na arte.
PUBLICIDADE