Economia

Região de Coimbra preocupada com fecho de balcões da Caixa Geral de Depósitos

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 27-01-2025

Na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, que decorreu em Vila Nova de Poiares, vários autarcas expressaram a sua profunda preocupação com a eventual redução de serviços e eventual fecho de balcões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no território. 

Segundo os autarcas, estas ações por parte da CGD representam mais um passo no enfraquecimento dos serviços essenciais, sobretudo nas zonas de baixa densidade já marcadas pela escassez de infraestruturas e serviços públicos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Os edis alertaram ainda para o impacto social e económico destas medidas, que afetam diretamente os próprios colaboradores e a população local, composta em grande parte por idosos, sem literacia digital, e por pequenos negócios que dependem de acesso próximo aos serviços bancários. Aditam ainda que a CGD possui uma função inigualável de coesão territorial que não poder ser diminuída ou substituída.

PUBLICIDADE

“Esta situação, feita à revelia dos autarcas e dos próprios colaboradores, leva a um conjunto de constrangimentos que não nos agrada. Nenhum território merece ter os serviços públicos reduzidos ou fechados. A CGD, como banco público, não pode trocar 100% do contacto pessoal pelo digital, uma vez que grande parte das pessoas que se deslocam às agências possuem um perfil que necessita de ajuda para a gestão dos seus ativos”, afirma Emílio Torrão.

A CIM Região de Coimbra já solicitou esclarecimentos à administração da CGD e solicitou uma reunião, com carater de urgência, ao Ministro das Finanças. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE