Região
Região de Coimbra cadastrou 23% dos seus prédios rústicos
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra contabilizou 85 mil registos de matrizes no Balcão Único do Prédio (BUPi) desde o início do processo de cadastro da propriedade rústica em 2020, foi hoje anunciado.
Na quinta-feira, em Arganil, no distrito de Coimbra, num balanço ao projeto, o vogal executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030, Jorge Brandão, disse que, na área da CIM, estão cadastrados 23% dos prédios previstos, de acordo com um comunicado enviado à agência Lusa.
PUBLICIDADE
Os números “indiciam que há boa condição de se conseguir melhores resultados no novo ciclo”, sustentou.
No entanto, o dirigente salientou que os dados conhecidos ficam ainda “muito longe de ter o território todo coberto”, admitindo que, no final do processo, os registos não cheguem a cobrir “metade do território da região”.
“Ainda temos tempo até ao fim do projeto e depois disso todos devemos ponderar dar continuidade a este processo, porque não temos dúvidas da sua importância para a nossa região”, frisou Jorge Brandão.
Presente na sessão, que decorreu na Cerâmica Arganilense, a coordenadora nacional do eBUPi (Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado) salientou a importância do cadastro predial no território nacional, onde 97% da propriedade rústica pertence a privados.
“Tínhamos necessidade de ter um cadastro que abrangesse o território nacional e era importante transformar a paisagem com recurso às novas tecnologias de informação, que podemos e devemos utilizar para ajudar a ultrapassar obstáculos e dificuldades”, disse Carla Mendonça.
PUBLICIDADE
O evento em Arganil reuniu diversos agentes do território envolvidos no projeto, como representantes municipais e técnicos, com o objetivo de discutir os avanços e desafios da implementação do BUPi na Região de Coimbra, bem como traçar as próximas etapas para a sua consolidação.
O BUPi é uma plataforma ‘online’ que permite aos proprietários rurais e mistos identificar e registar as suas propriedades de forma simples e gratuita, através de georreferenciação.
Related Images:
PUBLICIDADE