Coimbra
Região de Coimbra apresentou brigada de sapadores florestais
Foi apresentada, recentemente, a primeira brigada de sapadores florestais da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC). A formação desta brigada surge na sequência das medidas adotadas pelo Governo, de acordo com os objetivos da Política Florestal: contribuir para a diminuição do risco de incêndio, prioritariamente no território que constitui a CIM RC, enquanto entidade que possui um âmbito supramunicipal.
As brigadas de sapadores florestais têm como âmbito prioritário de intervenção a instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, a realização de ações de consolidação e pós fogo, bem como de estabilização de emergência.
PUBLICIDADE
Com a criação das novas equipas de sapadores florestais pretende-se, ainda, aumentar a área de intervenção com ações de redução de combustível e a resiliência do território aos incêndios florestais. Quer-se igualmente, na vertente da vigilância e combate aos incêndios, reforçar a vigilância armada antes e pós incêndio e a primeira intervenção em incêndios nascentes, promovendo-se uma atuação em consonância com os objetivos definidos na Estratégia Nacional para as Florestas e no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
As brigadas de sapadores florestais têm associado um conjunto de maquinaria pesada que permitirá uma atuação mais musculada e diferenciada no território, encontrando-se atualmente estes equipamentos em processo de aquisição por parte do ICNF, para posteriormente disponibilizar às Comunidades Intermunicipais.
Para além disto, as brigadas estão equipadas com viaturas todo-o-terreno e ferramentas diversas, nomeadamente equipamento de corte e equipamento individual de proteção.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE