Reunido no HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos, em Penela, o Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra manifestou, hoje, disponibilidade para colaborar com a Universidade de Coimbra a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro num projeto estruturante para a fileira florestal.
Na ocasião, Amílcar Falcão e Alfredo Dias, da UC apresentaram aos representantes dos 19 Municípios que compõem e CIM Região de Coimbra o programa Forest for Future que, segundo os investigadores, é instrumento necessário para o cumprimento do carácter inteligente que se pretende para este crucial domínio da Região, contemplando ações que respondem de forma concreta aos constrangimentos identificados para a fileira da floresta no contexto regional”.
O consórcio, a constituir, a que se pretende associar a CIM Região de Coimbra, irá abarcar várias entidades relevantes de I&D na Região Centro, como é o caso do Centro de Inovação e Competências da Floresta (SERQ).
PUBLICIDADE
A floresta é um recurso estratégico para a economia da Região de Coimbra, contemplado como tal na respetiva Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3), e com um papel determinante que vai além da realidade económica, já que influencia a identidade cultural e assume papel relevante no combate à desertificação das zonas interiores do País e da Região.
Segundo a CIM RC, a fileira florestal representa na região de Coimbra mais de 50 por cento das exportações sendo um dos sectores mais importantes da economia regional.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.