Coimbra
Região Centro com mais serviços turísticos acessíveis e inclusivos
O Turismo Centro Portugal realizou hoje, 2 de março, no Auditório da Comissão de Coordenação da Região Centro, a Conferência de apresentação de resultados do Projeto de Turismo Acessível e Inclusivo BRENDAIT (Building a Regional Network for the Developement of Accessible and Inclusive Tourism).
O Projeto BRENDAIT desenvolveu uma metodologia para criar uma rede de serviços turísticos acessíveis e inclusivos na Região Centro.
PUBLICIDADE
É um consórcio que junta Turismo Centro de Portugal, Associação de Hotelaria de Portugal, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESTHE), European Network for Accessible Tourism (ENAT) e PERFIL, Psicologia e Trabalho.
Turismo Acessível, Turismo Universal, Turismo Inclusivo ou Turismo sem Barreiras pode ser definido como a fruição da atividade turística (produtos, serviços e ambientes turísticos), que é acessível a todas as pessoas, com deficiência ou não, e que inclui todos aqueles que possam apresentar temporariamente ou permanentemente limitações de mobilidade, de audição, de visão, cognitivas e psicossociais, de forma independente e com equidade e dignidade.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro Portugal; Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC; Carina Gomes, vereadora da CM Coimbra; Cristina Siza Vieira, Diretora Executiva da Associação da Hotelaria de Portugal; Jorge Umbelino, Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTHE; Magnus Berlung, Diretor de Acessibilidade da cadeia Scandic Hotels; Ivor Ambrose, Managing Director da ENAT; Luk Zelderloo, Secretário Geral da EASPD (The European Association of Service Providers for Persons with Disabilities); e Acácio Duarte, coordenador do Projeto BRENDAIT foram alguns dos oradores da sessão.
A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra reiterou que há mais turistas em Coimbra e que a cidade vai ter mais 200 hotspots wi-fi nas ruas e nos autocarros com a chancela Coimbra+. Ouça toda a intervenção de Carina Gomes:
O Presidente da Turismo do Centro está satisfeito com o que já foi feito, considera mesmo que a o Centro é um bom exemplo, mas continua preocupado com as assimetrias ainda se registam na região e espera que a Câmara de Coimbra adira a este projecto. Ouça toda a intervenção de Pedro Machado:
A líder da CCDRC sublinhou que este projecto é financiado pela União Europeia e destacou os vários programas criados no âmbito do Portugal 2020. Ouça toda a intervenção de Ana Abrunhosa:
A dirigente do Turismo de Portugal salientou que o organismo tem promovido diversas iniciativas para promover o nosso pais como destino inclusivo e acessível. Ouça a intervenção de Teresa Ferreira:
O consultor da empresa que ajudou a desenvolver BRENDAIT revelou que a adesão ultrapassou todas as expectativas, pois neste projecto piloto contava conquistar 20 parceiros mas chegou aos 65. Ouça Ouça Dinis Duarte a apresentar os resultados:
Considerando todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Turismo de Portugal, empresas e instituições, este Instituto lançou o programa All for All – portuguese tourism dirigido a todos os agentes do setor, tendo em vista a sua mobilização para adaptarem a oferta às necessidades específicas de quem nos visita.
Veja o vídeo promocional:
Related Images:
PUBLICIDADE