Saúde
“REencontro” no Congresso Nacional de Queimados
A Associação Amigos dos Queimados vai, conjuntamente com a Sociedade Portuguesa de Queimaduras, realizar o seu XII Congresso Nacional de Queimados, no Porto, nos próximos dias 17 e 18 de Junho próximo
Nascida em 1995, em Coimbra, a Associação Amigos dos Queimados (AAQ) é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), que tem como principal objectivo a prevenção das queimaduras, o tratamento das suas vítimas e a sua completa reinserção sócio-laboral.
PUBLICIDADE
O último Congresso da AAQ realizou-se em Pedrógão Grande em 2018, neste mesmo dia 17 de Junho, exatamente um ano após a tragédia ocorrida nos incêndios que grassaram naquela região.
A entidade liderada pelo médico Celso Cruzeiro frisa que “pandemia obrigou a este interregno, não nos permitindo comemorar os 25 anos de existência da Associação Amigos dos Queimados, mas regressamos motivados e prontos para lutar pela melhoria da prevenção, tratamento e reintegração sócio-laboral das pessoas vítimas de queimaduras”.
Simultaneamente à preparação deste XII Congresso, decorreu a recolha de assinaturas para a entrega na Assembleia da República de uma petição para ser instituído o dia 17 de Junho como Dia Nacional da Luta contra as Queimaduras. Esta petição foi já aprovada pela Comissão de Saúde e passou ao deputado relator, pelo que brevemente pensamos poder anunciar a sua aprovação – que nunca mais se esqueça a tragédia ocorrida neste dia, em 2017, e se prossigam todos os esforços para que não mais se venha a repetir.
Este ano, sob o lema “REencontro”, o Congresso terá lugar no Porto, no Hospital da Prelada, com o apoio desta instituição e particularmente da sua Unidade de Queimados. Embora centrado no dia 17, o Congresso tem início na véspera e os trabalhos prosseguem até ao dia seguinte, as sessões nestes dias terão um carácter eminentemente técnico científico relacionado com o tratamento deste tipo de patologia.
Estarão representadas todas as Unidades de Queimados de Portugal e o elevado número de participantes, muitos deles referências nesta patologia, e a qualidade dos trabalhos enviados fazem antever uma excelente reunião do ponto de vista científico.
Mas como é apanágio da AAQ não será esquecida a visão das vítimas, fundamental para se intervir de forma correta e sustentada.
A organização destaca ainda o FORUM da AAQ, moderado pelo jornalista José Manuel Portugal, em que diversas pessoas vítimas de queimaduras e pais de crianças, também elas vítimas, intervirão com os seus testemunhos, apontando as suas maiores dificuldades na superação do acidente e assim, por certo, nos ajudarão a melhor compreender e intervir na prossecução dos nossos objectivos.
Programa do Congresso disponível na página da aaq.pt
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE