Região
Rede de Bibliotecas da Lousã abre ano letivo com a procura de novas dinâmicas
A Rede de Bibliotecas da Lousã iniciou o ano letivo com novas dinâmicas e iniciativas, sendo de destacar a entrada de um novo elemento de ligação entre o Gabinete Coordenador Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, as escolas, as professores bibliotecárias e as parcerias locais (nomeadamente a Câmara Municipal), sendo a nova Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares a Prof. Maria José Cristóvão, que veio substituir a Prof.ª Lucília Santos que desempenhou funções no Concelho nos últimos anos.
Já no âmbito do Projeto de Promoção de Leitura, que conta com animadores de leitura da Câmara Municipal, foi escolhido o livro “Chico fantástico, super-herói de plástico” do escritor Pedro Seromenho, que aborda o tema da reciclagem e a necessidade de redução de resíduos plásticos, uma ação que contribui para os projetos das Eco-escolas.
A dinamização da leitura foi também complementada pela visita digital do escritor às escolas EB n.º1, EB n.º 2, EB de Casal Santo António e EB de Santa Rita, já em outubro, onde foi notório o entusiamo e o interesse das crianças das 9 turmas envolvidas, disse a autarquia.
“Ao nível local, tendo havido reforço de assistente operacionais no ano 20/21, foi possível ao Agrupamento de Escolas da Lousã disponibilizar um maior número de assistentes de biblioteca, reforçando ainda as horas de trabalho docente na componente não letiva, o que permite assegurar a abertura das bibliotecas escolares durante um período maior, bem como um melhor acompanhamento dos alunos nas suas pesquisas, na realização de trabalhos, nas requisições de livros e outros materiais. Este reforço de meios, dependente do Ministério da Educação e do índice de absentismo, está orientado para a concretização das medidas do Plano Escola+ 21|23”.
Related Images:
PUBLICIDADE