Vamos
Reclam’arte inicia-se com vários artistas a expor as suas obras de arte em outdoors
Imagem: Facebook
O festival Reclam’arte inicia-se hoje com vários artistas a expor as suas obras de arte em ‘outdoors’ localizados em estradas e ruas, de norte a sul do país.
Este projeto, sem fins lucrativos, é organizado pela plataforma Liter e conta com a colaboração dos monopostes da BIGoutdoors e dos ‘outdoors’ digitais da Dreammedia.
A ideia passa por convidar artistas plásticos a “romperem” com o ambiente virtual das redes sociais, oferecendo-lhes uma plataforma que esteja “acessível ao grande público”, segundo a Liter, numa nota de imprensa.
Vasco Gargalo, Clara Não, Another Angelo, ±MAISMENOS±, Sara Tarita, Hugo Van Der Ding, by castro, Luísa Azevedo, Daniel Garcia, Juan Domingues e Nuno Viegas são os convidados desta terceira edição do Reclam’arte.
Os artistas vão expor as suas obras em monopostes e suportes digitais localizados nas principais vias das autoestradas, estradas nacionais e em locais de passagem pelo país.
Este ano, pela primeira vez, a iniciativa vai incluir a reprodução de obras em vídeo.
De acordo com o sócio fundador da Liter Tiago Magueta, o Reclam’arte visa “interpelar o público, promover a consciência social e o debate para temas pertinentes e atuais da sociedade”.
O outro sócio fundador da Liter, Guilherme Rebola, lembra o encontro dos 27 ministros da Cultura da União Europeia, em que o representante espanhol afirmou que “a cultura não é ainda um pilar das políticas públicas da União Europeia”.
Para Guilherme Rebola, Portugal é um “espelho disso mesmo”.
“Embora o emprego cultural tenha registado um incremento de 5,4% em relação a 2021 e corresponda a 4% do emprego total, o Orçamento do Estado para 2023 ainda deixa a Cultura aquém da meta de 1%, representando apenas 0,43% da despesa total. É imperativo investir em novas formas de divulgar a arte em Portugal e tomar medidas ousadas para apoiar os artistas e fortalecer o setor cultural do nosso país”, apontou.
Related Images:
PUBLICIDADE