Cidade
Rainha Santa condiciona circulação em Coimbra
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) elaborou um Plano Prévio de Intervenção e Segurança para as procissões da Rainha Santa Isabel 2016.
Em caso de necessidade, o plano prevê o desencadear de operações de prevenção, proteção e socorro que salvaguardem e protejam pessoas e bens, nas áreas (e respetivas envolventes) dos percursos das procissões.
PUBLICIDADE
Um dos momentos de maior mobilização deste plano, a procissão solene de 10 de julho, com começo na Sé Nova e chegada à Igreja da Rainha Santa, irá envolver cerca de 250 intervenientes, incluindo uma equipa a pé munida de desfibrilhador. Ao nível de meios técnicos, serão mobilizados, entre outros, quatro ambulâncias, uma viatura de combate a incêndios, um veículo de comando e um bote no Rio Mondego.
Devido às comemorações dos 500 anos da beatificação da Rainha Santa, este ano as festividades incluem três procissões, com os inerentes cortes e condicionamentos de trânsito, além de interdições de estacionamento.
A primeira, a procissão penitencial, inicia-se às 19h00, de hoje, 7 de julho. Em virtude da realização da mesma, o trânsito será cortado, a partir das 17h00, em todo o percurso do cortejo religioso. Ou seja, Calçada de Santa Isabel, Rossio de Santa Clara, Av. João das Regras, Ponte de Santa Clara, Largo da Portagem, Av. Emídio Navarro, ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e Praça 8 de Maio. O trânsito será também cortado, mas neste caso a partir das 23h00, nas ruas da Sofia e Olímpio Nicolau Rui Fernandes, atendendo à aglomeração e escoamento de pessoas na – e a partir da – Praça 8 de Maio.
Tendo em vista permitir a passagem da procissão sem constrangimentos e atendendo à interrupção do trânsito nas artérias atrás referidas, será proibido o estacionamento, desde as 16h00 de 7 de julho, junto à Igreja da Rainha Santa Isabel, na Avenida João das Regras, no estacionamento da Avenida Emídio Navarro junto à Ponte de Santa Clara, no Parque de Estacionamento da Avenida Emídio Navarro cuja entrada se situa em frente à Sanfil (e que será contornado pelo cortejo religioso) e nos lugares de estacionamento junto ao Hotel Astória.
Na procissão jubilar da misericórdia, com início às 19h00 do dia 9 de julho, o trânsito será cortado, a partir das 17h00, em todo o trajeto do cortejo religioso. Ou seja, Praça 8 de Maio, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Av. Sá da Bandeira, Rua P. António Vieira, Couraça dos Apóstolos, Rua Inácio Duarte e largos do Marquês de Pombal e da Sé Nova.
O trânsito e o estacionamento serão proibidos, a partir das 20h00 do dia 8 julho e até às 22h00 de 9 julho, na Rua Inácio Duarte, Largo Marquês de Pombal, Rua dos Estudos e Largo da Feira dos Estudantes. Tendo em vista facilitar a passagem da procissão e atendendo à interrupção do trânsito nos espaço atrás referidos, será proibido o estacionamento, desde as 16h00, nos Parques de Estacionamento do Mercado D. Pedro V (à superfície e subterrâneo) e no lado direito da via, sentido ascendente, da Rua Padre António Vieira. De modo a permitir a acessibilidade aos moradores da Alta, permitir-se-á a sua passagem na Rua Larga.
Na procissão solene, com início às 16h00 do dia 10 de julho, o trânsito será cortado, a partir das 14h00, no Largo da Sé Nova, Rua dos Estudos, Praça D. Dinis, Calçada Martim Freitas, Rotunda do Papa João Paulo II, Rua Alexandre Herculano, Praça da República, Av. Sá da Bandeira, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes e Praça 8 de Maio. A partir das 16h00, o trânsito será cortado na Av. Emídio Navarro, Ponte de Santa Clara, Av. João das Regras, Rossio de Santa Clara e Calçada Santa Isabel.
O trânsito e o estacionamento serão proibidos, a partir das 13h00 do dia 10 julho, na Rua dos Estudos e Largo da Feira dos Estudantes. Para facilitar a fluidez da procissão e atendendo à interrupção do trânsito nos espaço atrás referidos, será proibido o estacionamento, desde as 13h00, na Praça Dom Dinis do lado do Antigo Hospital, no lado esquerdo (descendente) da Rua Alexandre Herculano, nos parques de estacionamento do Mercado D. Pedro V, no estacionamento da Avenida Emídio Navarro junto à Ponte de Santa Clara, Av. João das Regras e junto à Igreja da Rainha Santa Isabel. O parque de estacionamento da Avenida Emídio Navarro cuja entrada se situa em frente à Sanfil terá utilização condicionada.
Saliente-se ainda que, à medida que as três procissões vão avançando, a PSP vai autorizando a circulação nas vias libertas.
Por último, na Serenata, que irá decorre no Largo da Sé Velha, a 9 de julho, a circulação automóvel será proibida nas ruas Dr. Guilherme Moreira, da Ilha, dos Coutinhos, da Fonte Nova (exceto a moradores) e do Colégio Novo (exceto a moradores), entre as 20h00 do dia 9 de julho e as 2h00 de 10 de julho. A interdição do estacionamento no Largo da Sé Velha irá vigorar entre as 8h00 de 9 de julho e as 2h00 de 10 de julho.
A identificação dos percursos das procissões, nomeadamente das vias que ficam cortadas ao trânsito, bem como a identificação dos percursos alternativos à circulação viária estão assinalados nesta plantas de localização.
A lista de entidades envolvidas inclui, além de outras unidades da CMC, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Polícia Municipal. A estas juntam-se o Centro Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, bombeiros voluntários de Coimbra e Brasfemes, Cruz Vermelha Portuguesa, INEM, PSP, GNR e Corpo Nacional de Escuteiros.
Além de condicionamentos da circulação automóvel e estacionamento, serão implementadas, nas procissões, as necessárias medidas de segurança, por parte de agentes da PSP, para garantir as indispensáveis condições de segurança exigidas nestes eventos.
Related Images:
PUBLICIDADE