O Município de Soure já tem em funcionamento o Projeto Radar Social, cuja equipa de trabalho foi apresentada no plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS) no mês de setembro de 2024.
O Radar Social pretende fortalecer a capacidade de intervenção das entidades da Rede Social do concelho, no apoio social às situações de vulnerabilidade no concelho de Soure, abrangendo pessoas em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação, nas suas múltiplas dimensões. A participação e colaboração da comunidade e das entidades locais são fundamentais para o sucesso desta iniciativa.
A colaboração da comunidade pode ser a de – simplesmente – um vizinho, um transeunte ou qualquer outra pessoa informar a equipa do Projeto Radar Social que conhece uma pessoa, um idoso, uma criança ou um agregado familiar que estão em situação de vulnerabilidade grave ou muito grave – por exemplo, falta ou precariedade de habitação, escassez de alimentação, vestuário adequado a cada época, abandono de idosos, problemas de alcoolismo, violência doméstica, desemprego, entre outros tipos de necessidades. A participação pode ser efetuada anonimamente.
PUBLICIDADE
Mas o principal objetivo do Projeto Radar Social é identificar pessoas, famílias ou grupos de adultos e crianças que estejam numa situação de vulnerabilidade social ou em risco de pobreza e exclusão. Após este mapeamento e esta identificação, serão, posteriormente, encaminhados para a Rede de Serviços de Atendimento, de Acompanhamento Social ou para os parceiros da Rede Social concelhia.
Outro dos objetivos é o de desenvolver um trabalho de parceria e de cooperação com toda a população e entidades – locais, regionais e nacionais – que prestam serviços de apoio e acompanhamento social, promovendo a identificação, referenciação e (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a Rede Social local.
De recordar que foi o Município de Soure que deu início à implementação da candidatura aprovada no âmbito do investimento Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), medida C03-i01-m03 – Radar Social, com a duração de 27 meses e atualmente a funcionar no Centro de Inovação Social (CIS).
Para mais informações sobre o Projeto Radar Social, entre em contacto, via telefone através do número 239 506 550 ou via e-mail.
PUBLICIDADE