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“Rabo de… Beirão”. Um sucesso internacional!
A nova campanha publicitária do Licor Beirão, intitulada “Um Beirão de Sorte”, tem recebido imensos elogios. Partindo da criatividade da Mustard, a realização de Fernando Mamede, a produção da More Maria e implementação digital da 10.Digital, esta produção é baseada no sucesso internacional da Netflix “Rabo de Peixe”.
A estreia ocorreu a 27 de novembro e foi antecedida, uns dias antes, com a divulgação de alguns excertos que apontavam para a existência de novidades. “Quando a vida traz Beirão, vais dizer que não?” e “As melhores prendas chegam, muitas vezes, aos lugares mais improváveis” foram as duas primeiras apresentações. Na antevéspera da apresentação final, a revelação do nome do filme: “O azar de uns pode ser a sorte de outros… Fica atento. Há um Beirão de Sorte que não vais querer perder”.
Até que, no dia anterior, é levantado um pouco do véu daquilo que iria ser a aposta de Natal da marca serrana: “Mas, afinal… o que é que se passa aqui? O mistério está quase a ser revelado! Fica atento às nossas redes e partilha o que vês”.
A revelação aconteceu ao início desta segunda-feira, 27 de novembro. “Esta é a história de três amigos que descobrem um tesouro chamado Licor Beirão. E isso muda tudo. O resto é a história que tens de conhecer… Vais dar sorte, este Natal? (Qualquer semelhança com a ficção é pura realidade.)”.
O trailer da série, com a duração de 2 minutos, conta a história da pequena localidade Cabeça de Lobo “onde o tempo custa a passar, mais ainda mais quando a festa de Natal da aldeia é inesperadamente cancelada devido à destruição do salão de festas”. Até que “a sorte desta localidade muda subitamente quando um repentino acidente com um camião de distribuição de Licor Beirão leva milhares de garrafas a desaguar na ribeira local”.
É, nesta fase, que “Bernardo, um jovem agricultor local, encontra rapidamente um plano para as transformar no seu Beirão de Sorte”. “Com a ajuda dos seus amigos Bruna e Biló, descobre uma misteriosa bebida, que altera para sempre a pacata localidade de Cabeça de Lobo”, desvenda a marca, que refere ainda o facto da corrente trazer “milhares de garrafas” e “também outros tantos problemas”.
Bernardo, Bruna e Biló entram em confronto com “Barros, um empresário da restauração com negócios sombrios, que vê nessas garrafas uma mina de ouro”. A história conta ainda com a “investigadora Jane da Silva, transferida de Lisboa para Cabeça de Lobo contra a sua vontade e que vê o seu objetivo de regressar interrompido por esta ocorrência, e muitos outros personagens que também vêem nestas garrafas o seu Beirão de Sorte”.
Carregue na galeria e veja algumas imagens da gravação da série
A trama “envolve personagens sombrios, perseguições, encontros, desencontros”, servindo ao mesmo tempo para “mostrar a forma como o Licor Beirão pode “mudar tudo” e trazer o Natal de volta mesmo a quem diz não gostar porque claramente gostam “só ainda não sabem como””.
Em declarações ao Notícias de Coimbra, a responsável de Marketing do Licor Beirão, Mariana Néri, explicou que a ideia nasceu no início do Verão. Nessa altura, “a série Rabo de Peixe estava em alta, especialmente após o grande frenesim do lançamento na Primavera”. Sendo a marca lousanense conhecida, em termos de comunicação, por apresentar “algo que se destacasse da abordagem comum das demais marcas”, decidiram apostar numa campanha inspirada “em fenómenos culturais populares”.
“A campanha do Futre, no contexto das eleições legislativas de 2011, é um exemplo, assim como postagens da marca nas redes sociais. Por isso, suspeitávamos que uma ideia alinhada com um interesse já existente das pessoas, teria mais hipóteses de sucesso junto do público”, refere.
Da ideia ao projeto final, ocorreram uma dezena de reuniões entre o Licor Beirão e a Mustard. João Rodrigues, da agência criativa, disse que “foram sessões internas da marca para avaliar várias propostas, encontros com a agência para afinar detalhes, o roteiro, o orçamento, e para escolher a produtora, o realizador e a equipa técnica, garantindo assim que teríamos uma produção à altura da grandiosidade da série Rabo de Peixe”.
A escolha recaiu na empresa More Maria, que depois de reunir a equipa, teve de contar contar com a visão do realizador Fernando Mamede, “desenvolver a banda sonora, fazer o levantamento dos locais para as filmagens, desenvolver o design gráfico e, é claro, o casting”.
Em todo este processo, os dois responsáveis reconhecem a “sintonia notável entre a mensagem que a marca queria transmitir e a criatividade da agência”, a que juntou ainda “o enorme talento local e até mesmo com colaboradores da equipa do Licor Beirão para algumas participações”.
Veja um dos trailers da publicidade do Licor Beirão
A filmagem ocorreu na Lousã e contou com uma equipa de mais de 70 profissionais ao longo de três dias. João Rodrigues disse que o desafio de criar um vídeo extenso, de 1 a 2 minutos, levou a que tivessem de cumprir “um planeamento rigoroso para garantir a execução do cronograma”. Apesar do clima não ter cooperado, pois as filmagens ocorreram durante uma semana chuvosa, Mariana Néri salientou que o trabalho da equipa de produção permitiu alcançar “o resultado final que todos almejávamos”.
Sobre a reação do público, a responsável pelo marketing do Licor Beirão e o responsável da agência criativa afirmam que o feedback tem sido extremamente positivo e que “está a viralizar não apenas nas redes sociais, mas também além delas”. Uma das surpresas foi a reação de Fernando Alvim que perguntou aos seguidores “em jeito de desafio se esta seria mesmo a melhor campanha do ano, o que nos encheu de orgulho”. “Apesar de sermos suspeitos, também acreditamos que sim!”, frisam.
No Instagram, o canoísta Fernando Pimenta diz que devido a esta ocorrência tem “de começar a levar uma rede na parte de trás do caiaque a ver se pesco alguma coisa”. A própria marca responde que é melhor, pois “não pode ser só pescar medalhas”. O comediante Salvador Martinha reconhece que “não estava à espera de ficar careca tão cedo”.
“Este filme é um despertar para as marcas, é recordar os princípios básicos da publicidade, que quando boa publicidade permanece na nossa memória, inspira partilha, gera conversa e promove o consumo duradouro. A genialidade deste filme vai além do já mencionado, pois também se destaca ao conquistar um novo público, especialmente os mais jovens”, referiu. Adriana Rodrigues, da Turismo Centro de Portugal, considera esta produção “absolutamente genial!!! Todas as congratulações ficam aquém do valor deste vosso trabalho!!”.
Veja o vídeo completo da campanha do Licor Beirão
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