Formação

Quer “entrar” no TUMO Coimbra? Ainda há vagas!

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 11-09-2024

O TUMO Coimbra tem as inscrições para o ano letivo 2024/2025 abertas, com 1500 vagas disponíveis. O programa é totalmente gratuito e, através de uma pedagogia de autoaprendizagem e colaboração em projetos reais, quer formar a geração do futuro através do desenvolvimento de competências sociais e técnicas da interligação entre criatividade e tecnologia.


O TUMO Coimbra oferece sessões presenciais de quatro horas por semana, nas quais os estudantes têm a liberdade de escolher as áreas de interesse e avançar ao seu próprio ritmo. São oito as áreas disponíveis: Fotografia, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica. Cada área combina o uso de tecnologias emergentes com a expressão criativa, promovendo o desenvolvimento de competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), amplamente reconhecidas como essenciais para os desafios do futuro.

PUBLICIDADE


“Este ano letivo estendemos esta oportunidade a mais estudantes, aumentando a nossa capacidade para 1500 jovens. Queremos dizer a todas as famílias e jovens de Coimbra que o TUMO está aqui para ser uma experiência educativa, acessível a todos, e que pode mudar a forma como vemos o nosso potencial e as oportunidade do nosso futuro.”, explica a diretora Filipa Cunha. “O TUMO é incrível e acho que mais gente devia experimentar. Fui dos primeiros a inscrever-me, e até agora foi único na minha vida.”, acrescenta o jovem Tiago Pires que frequentou no ano anterior.


Nas palavras da estudante Mariana Santos “aprendemos as coisas totalmente autonomamente e temos os especialistas das áreas sempre prontos a ajuda. As salas para os workshops também são muito dinâmicas, e têm todos os instrumentos para nós fazermos aquilo que gostamos”.

Além de preparar os jovens para o mundo tecnológico em constante evolução, o TUMO Coimbra também se destaca pelo enfoque no desenvolvimento de competências sociais, como a criatividade, o espírito empreendedor, a colaboração e a capacidade crítica e de resolução de problemas. Estas aptidões são cada vez mais valorizadas num mundo em rápida transformação.

O projeto, que faz parte de uma rede internacional de centros TUMO, conta com o apoio de entidades públicas e privadas que partilham a sua visão. Entre os parceiros estão a Critical Software, Licor Beirão, Fundação la Caixa, Fundação Santander, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Coimbra, Altice Portugal, Oxy Capital, e Paulo Marques e Pedro Bizarro (Fundadores da Feedzai).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE