Empreendedorismo
Quer atrair investidores para o seu negócio? Siga estas dicas
Na hora de expandir uma empresa é importante fazer um pitch aos investidores. Tal pode ser desafiante, por isso, requer muita preparação, para que consiga explicar da melhor forma o seu projeto e o motivo pelo qual se deve investir nele. A pensar nisto, a Action Labs – Laboratórios de Inovação partilha algumas recomendações:
Prove que o timing do seu projeto é o certo: a Idealab Research, já em 2015, demonstrou que o fator mais decisivo do sucesso de uma Startup é estar no Timing certo para o mercado – mais importante até que o grau de inovação da ideia e a qualidade de execução. Portanto, provar que o seu produto é a ideia certa no momento certo é um ponto muito importante para os investidores. Para tal, deve realizar uma Prova de Conceito para validar o produto no mercado e comprovar o sucesso da ideia.
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Lembre-se que para o investidor é só mais um: por mais que ache a sua ideia pareça incrível, deve colocar-se no lugar do investidor, que assiste a dezenas de pitches por semana. Captar a atenção dos investidores desde o início é fundamental, pois determina o nível de atenção que vão ter no decorrer da apresentação do pitch. Por isso, deve ser claro, objetivo e destacar os pontos mais importantes do negócio. Os slides utilizados devem ser atrativos e breves. O ideal é ter uma boa ideia e sintetizar o que é o seu negócio e o que ele significa para o mercado com apenas algumas palavras ou imagens.
Expor o problema e a solução: depois de apresentar o negócio, deve referir aos investidores qual é o principal problema que a empresa quer resolver e como é que impacta o mercado. É, também, importante partilhar o que já foi feito por empresas concorrentes em relação a esse problema, demonstrando, assim, que tem conhecimento sobre os seus concorrentes. Depois, deve dizer de que forma é que o seu negócio vai resolver esse problema, porque é que se distingue dos outros e qual o seu público-alvo.
Preparação é essencial: para que tudo corra bem é necessário apostar na preparação da apresentação. Ensaiar a apresentação, quantas vezes forem precisas, antecipar perguntas e preparar as respostas, pode fazer toda a diferença. Mas é necessário, também, conhecer a fundo o mercado no qual está a atuar. Assim, a apresentação torna-se apenas uma estruturação do seu conhecimento e qualquer pergunta feita será respondida com confiança.
Ter um produto, mesmo que não esteja finalizado: não adianta ter uma ideia, sem ter um protótipo ou nada em concreto para mostrar aos investidores. Na apresentação é necessário ter algo tangível, algo que já tenha sido testado e que tenha demonstrado já alguns resultados. Os testes não necessitam de ser perfeitos, o mais importante é identificar problemas na ideia e, se for o caso, ter propostas para solucionar o problema e criar um produto de sucesso.
Investimento e retorno: o custo do projeto e o processo são dois dos dados mais relevantes a serem apresentados. Além disso, o chamado Use of Proceeds, deve mostrar aos investidores como é que o dinheiro será aplicado: para onde irá e quanto tempo levará para ser gasto. Indique, também, o retorno esperado e de que forma é que irá beneficiar a empresa e os investidores.
Feedback: no final da apresentação, é importante ter feedback dos investidores, pois podem dar algumas ideias e insights interessantes para a empresa. Pedir feedback, no final de cada apresentação, é uma ótima forma de se destacar, mesmo se investidores não apostarem na sua ideia.
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