Saúde
Quentinhas e boas! Mas só pode comer algumas. Sabe quantas?
É tempo de castanhas, mas também é tempo de tirar algumas dúvidas sobre elas. Afinal, como introduzi-las na alimentação?
Antes de mais, é essencial saber que as castanhas são uma fonte de hidrato de carbono, por isso mesmo há nutricionistas que aconselham usar este fruto seco como acompanhamento às refeições, em vez de arroz, massa ou batata, ou até em forma de puré.
Segundo a nutricionista Madalena Alvarez, dez castanhas equivalem a 150 gramas de arroz, 200 gramas de batata cozida, 200 gramas de massa cozida, 70 gramas de pão de trigo, 65 gramas de flocos de aveia ou oito tortilhas de milho.
PUBLICIDADE
“Contudo, não existem regras. A quantidade que podes comer como acompanhamento, sobremesa ou snack deve ser ajustada às tuas necessidades de hidratos de carbono, por isso, importa saber que quantidade fornece em função do modo como são preparadas”, pode ler-se na Versa.
E eis também o pensamento da nutricionista Bruna Domingues, que indica que dez castanhas assadas têm 45,5 gramas de hidratos de carbono, castanha miolo tem 39,8 gramas e castanhas cozidas têm 36 gramas.
Já no que toca a calorias, a mesma quantidade de castanhas assadas (100 gramas) fornece cerca de 222 kcal, castanha miolo 194 kcal e castanhas cozidas 175 kcal.
Related Images:
PUBLICIDADE